2 de março de 2022

STEWART GP

 

A Stewart Grand Prix foi uma equipa de automobilismo que participou no Campeonato do Mundo de F1 no final da década de noventa.
Fundada pelo Tricampeão Mundial Jackie Stewart e pelo seu filho Paul Stewart em 1996, as bases da equipa foram criadas em 1988, quando o seu filho comprou a equipa Gary Evans Motorsport Team e formou a Paul Stewart Racing para competir na Formula Ford 2000 britânica em 1988. No ano seguinte, a equipa passou a disputar a Formula 3 britânica e em 1991 a Formula 3000. 
Paul Stewart foi um dos pilotos nos primeiros anos da equipa, mas nunca teve grande sucesso e deixou de correr no final de 1993 para se dedicar em exclusivo à sua equipa que até ao final do ano de 1996, venceu 12 títulos e 119 corridas nas diversas modalidades.
Em 1997, a Stewart Grand Prix, com o apoio da Ford e com os pilotos Rubens Barrichello e Jan Magnussen, estreou-se na F1 no Grande Prémio da Austrália em Melbourne, onde os dois pilotos desistiram na corrida com problemas nos seus carros. O Stewart SF01 equipado com o motor Ford Zetec-R V10 mostrou ser um carro pouco viável, das dezassete corridas do campeonato apenas por uma vez os dois carros cortaram a meta. Magnussen terminou cinco provas, enquanto que Barrichello chegou ao fim apenas por três vezes, uma delas no Grande Prémio do Mónaco onde conseguiu um excelente 2º lugar, aproveitando a chuva e a pista molhada para conseguir os primeiros pontos e o primeiro pódio da equipa na F1. Os seis pontos que a equipa conquistou em Monte Carlo, foram os únicos nessa temporada e valeram o 9º lugar, entre os construtores, à frente da Tyrrell e da Minardi.
No ano seguinte, a equipa começou com os mesmos pilotos, mas a meio da temporada Jan Magnussen deu o seu lugar a Jos Verstappen, curiosamente logo após ter conseguido os seus primeiros pontos com o 6º lugar no Canadá. Barrichello manteve-se durante todo o campeonato mas apenas obteve dois 5ºs lugares, em Espanha e no Canadá. O Stewart SF02, também apresentava problemas de fiabilidade e no final do ano o Director Técnico Alan Jenkins foi substituído por Gary Anderson.
Em 1999, o piloto inglês Johnny Herbert foi contratado para ser o companheiro de equipa de Rubens Barrichello. O novo carro da equipa, o Stewart SF03 mostrou ser rápido e o piloto brasileiro obteve o 5º lugar na primeira corrida da temporada na Austrália, apesar de ter largado das boxes e ainda ter sofrido uma penalização de dez segundos. Barrichello voltou a terminar nos lugares pontuáveis em mais seis provas, tendo conseguido o 3º lugar em San Marino, França, onde conquistou a primeira pole-position da equipa, e no Grande Prémio da Europa em Nurburgring, onde Johnny Herbert, no outro Stewart, venceu a corrida e ofereceu à sua equipa a primeira vitória na F1, o piloto inglês aproveitou da melhor maneira a chuva, que caiu a meio da corrida e os problemas dos pilotos da frente. O Grande Prémio do Japão, foi a última corrida de F1 que a Stewart disputou, com os seus dois pilotos a terminarem a prova, mas fora dos lugares pontuáveis. No campeonato, a Stewart somou 36 pontos e terminou em 4º lugar. 
No final de 1999, a Ford comprou a equipa, renomeando-a para Jaguar Racing. Jackie Stewart permaneceu como chefe de equipa durante um ano.
Nos três anos que esteve na F1, a Stewart disputou 49 Grandes Prémios, conquistou 1 vitória, 1 pole-position e 5 pódios.

Sem comentários: