29 de janeiro de 2023

NIVELLES

 

O circuito de Nivelles-Baulers foi uma pista de automobilismo localizada na Bélgica.
No início da década de setenta, um grupo de empresários belgas decidiram avançar com a ideia de construir um circuito de automobilismo que fosse mais seguro do que SPA-Francorchamps, nos arredores da pequena vila de Baulers, a poucos quilómetros de Nivelles, a cidade mais próxima do circuito.
O engenheiro e projetista holandes, John Hugenholtz, que já tinha desenhado, entre outros, os circuitos de Suzuka no Japão, Zolder na Bélgica, Jarama em Espanha e a zona do Estádio em Hockenheim, ficou encarregue do design do novo circuito. Inicialmente o projeto previa uma pista de cerca de 5,6 quilómetros de extensão, mas os proprietários do circuito não conseguiram comprar os terrenos necessários e então avançaram com a construção de uma pista com 3,7 quilómetros, pretendendo adquirir os restantes terrenos mais tarde para ampliar o circuito. No entanto, o proprietário dos terrenos decidiu aumentar o preço e como o valor pedido era bem mais alto do que aquilo que conseguiam pagar, os donos do circuito resolveram que a pista ficaria como estava.
Hugenholtz desenhou uma pista que misturava curvas rápidas com curvas mais lentas e com a reta da meta a ter 1,1 quilómetros. Para os padrões da época, o circuito era do mais moderno que havia, com grandes e amplas escapatórias e as bancadas longe da pista.
No dia 4 de Junho de 1972, o circuito de Nivelles-Baulers sediou pela primeira vez o Grande Prémio da Bélgica, a 5ª prova do Campeonato Mundial de F1. Emerson Fittipaldi em Lotus-Ford, obteve a pole-position. Na corrida, Clay Regazzoni em Ferrari, liderou as primeiras 8 voltas, mas Fittipaldi assumiu o comando na 9ª volta e não mais o largou até ao final e conquistou a vitória na corrida.
Em 1974, a empresa que geria o circuito faliu. A nova administração enfrentou um grande desafio e depois de angariar patrocinadores conseguiu que a F1 regressasse a Nivelles-Baulers em maio de 1974. Regazzoni colocou o seu Ferrari na pole-position e durante as primeiras 28 voltas esteve na frente da corrida, até que na 29ª volta, Emerson Fittipaldi ao volante de um McLaren-Ford, alcançou a liderança que manteve até ao fim da prova, vencendo pela segunda vez em Nivelles.
Em 1975, o circuito estava de novo na falência. Com um piso já a ficar degradado, ninguém se interessou em investir nas obras necessárias e a F1 nunca mais voltou a Nivelles-Baulers. Nos anos seguintes o circuito entrou em declínio. Em 1980, o circuito foi declarado como inadequado para todos os tipos de corridas de automóveis, ainda assim foi usado para provas de motociclismo até ao final de 1981, quando fechou definitivamente as portas.
Na década de noventa, foram realizadas várias iniciativas para reativar o circuito, no entanto todas as tentativas acabaram por falhar. 
Em 1998, começaram a ser demolidos os edifícios das boxes e da torre de controlo. Nesse ano, começaram os trabalhos para a construção de um parque empresarial em algumas zonas da antiga pista.
Em Junho de 2014, o som dos motores voltou a soar em Nivelles para comemorar os 40 anos do último Grande Prémio de F1 ali disputado. Organizado pelo Formula Club Belgium, o evento reuniu vários carros de corrida históricos, incluindo alguns de F1.
Nos dois anos que o circuito de Nivelles-Baulers recebeu a F1, Emerson Fittipaldi foi o vencedor de ambas as provas. A Lotus e a McLaren dividem as conquistas.

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