24 de março de 2021

PETER SAUBER


Peter Sauber nasceu no dia 13 de Outubro de 1943 em Zurique, Suíça.
Depois de ter terminado os estudos, Peter começou a trabalhar como eletricista, mas rapidamente mudou de ramo e passou a vender automóveis em Hinwil. Da sua ligação aos carros nasceu um fascínio pelo automobilismo e Peter Sauber começou a disputar provas de subida de montanha com um Volkswagen.
No final da década de sessenta, Peter decidiu deixar de lado a administração do negócio familiar de semáforos para se dedicar à construção dos seus próprios carros de corrida e na garagem de casa dos seus pais, criou o seu primeiro carro e em homenagem à sua esposa, Christiane, o carro foi batizado de Sauber C1.
Em 1970, Peter fundou a PP Sauber AG. Nos primeiros anos, a equipa participou em corridas de montanha, mas depois passou também a disputar provas de resistência, com destaque para o final dos anos oitenta em que associado à Mercedes, a sua equipa venceu as 24 Horas de Le Mans e o Campeonato Mundial de Resistência.
Embalado pelo sucesso nas corridas de endurance, Peter Sauber aventurou-se no mundo da F1 em 1993. Apesar de não ter conseguido a mesma glória que alcançou nas provas de resistência, Peter Sauber foi sempre visto no mundo da F1 com respeito e admiração. O suíço esteve envolvido na F1 em dois períodos diferentes, primeiro entre 1993 e 2005 e depois entre 2010 e 2016, pelo meio vendeu a equipa à BMW e passou a exercer o cargo de assessor, quatro anos mais tarde adquiriu novamente a equipa, quando a BMW decidiu deixar a F1.
Em Julho de 2016, Peter Sauber voltou a vender a equipa, desta vez a uma empresa de investimento suíça, a Longbow Finance. Após a venda, Peter Sauber anunciou a sua retirada do automobilismo.


1 comentário:

Marcelonso disse...

Peter Sauber fez história no esporte a motor. Assim como Sir Frank, Ken Tyrrell foi de uma época de ouro do automobilismo.


abs