15 de junho de 2022

INDIANÁPOLIS

 

O Indianapolis Motor Speedway é um autódromo de automobilismo localizado no estado de Indiana nos Estados Unidos da América.
Em 1905, o empresário Carl Graham Fisher idealizou a construção de um circuito no seu estado natal, depois de ter estado em França, a ver alguns amigos a competir em corridas de carros, e de ter visto que a Europa estava na vanguarda do design e da construção automóvel. A ausência de uma pista permanente, que possibilita-se aos construtores americanos efectuar testes e corridas, era a principal razão para esse domínio europeu. 
Em 1907, Fisher viajou até Inglaterra onde visitou o circuito oval de Brooklands em Surrey. Depois de ver a pista com as curvas inclinadas num ângulo de 30 graus, Fisher ficou ainda mais determinado e propôs construir um circuito circular de 5 a 8 quilómetros de extensão, com o piso liso e com 30 a 45 metros de largura. 
Aproveitando o fator de dezenas de fabricantes de automóveis estarem estabelecidos no estado de Indiana, Fisher declarou que Indianapolis seria o maior centro mundial de fabricantes de carruagens sem cavalo do mundo e por isso fazia toda a lógica construir a maior pista de corridas ali mesmo.
O local que Carl Fisher escolheu para alojar o circuito ficava a cerca de oito quilómetros do centro de indianápolis e em Dezembro de 1908 convenceu James A. Allison, Arthur Newby e Frank W. Wheeler a juntar-se a ele na compra da propriedade. 
Em Março de 1909, a pista começou a ser construída. Durante cinco meses, 500 pessoas, 300 mulas de carga e várias máquinas a vapor estiveram envolvidas na construção do circuito oval, quase rectangular, ainda de vários edifícios, pontes e arquibancadas para doze mil espectadores.
No dia 14 de Agosto de 1909, foi disputada a primeira corrida no Indianapolis Motor Speedway, com sete provas de motociclismo. Cinco dias depois foi a vez dos carros estrearem o circuito. Durante os primeiros treinos, os pilotos depressa ficaram sujos de óleo  e alcatrão que era levantado do pavimento, assim como nas curvas começaram a aparecer buracos. Os trabalhadores do circuito repararam os estragos mas logo na primeira corrida, Louis Chevrolet ficou temporariamente cego quando uma pedra levantada pelo carro que seguia à sua frente, bateu e partiu os seus óculos de proteção. Wilfred Bourque e o seu mecánico sofreram um acidente e acabaram ambos por morrer, sendo os primeiros de uma longa lista negra de mortes do Indianapolis Motor Speedway. Os problemas com o piso continuaram, o que resultou em vários acidentes graves e mortais no terceiro dia de corridas, o que levou a Associação Americana de Automobilismo a boicotar futuros eventos no circuito de Indianápolis até o piso ser alterado. 
Fisher e os seus parceiros, começaram a estudar uma alternativa e a solução encontrada foi pavimentar toda a extensão do circuito com tijolos, e assim menos de um mês após as primeiras corridas de automóveis, o projeto de repavimentação começou. Cinco fabricantes de Indiana forneceram 3,2 milhões de tijolos para a pista. Cada um foi colocado à mão sobre uma camada de areia de 2 polegadas, depois nivelado e as fendas preenchidas com argamassa. O tijolo final foi feito de ouro e colocado na pista pelo governador Thomas R. Marshall numa cerimónia especial. Antes de o trabalho ser concluído, os habitantes locais apelidaram a pista de “The Brickyard”. Actualmente, uma faixa a toda a largura da pista, com uma espessura de 91 centímetros, de tijolos originais permanecem expostos na linha de partida-chegada.
Em Dezembro de 1909, o circuito foi reaberto e voltaram a ser realizadas corridas de automóveis em 1910.
Em 1911, foram disputadas pela primeira vez as 500 Milhas de Indianápolis e foram precisamente essas corridas que levaram o Indianapolis Motor Speedway ao Campeonato do Mundo de F1 durante a década de cinquenta, entre 1950 e 1960, apesar dos pilotos norte-americanos não correrem nas restantes provas de F1. Alberto Ascari, da Ferrari, foi o único piloto europeu, não americano e de F1, a participar nas 500 Milhas durante esse período. Em 1952, na única corrida que disputou, desistindo na 40ª volta com um problema no rolamento de uma roda do seu Ferrari. Em 1958, Juan Manuel Fangio chegou a treinar no circuito mas decidiu não participar na prova.
Em 1998, Tony George, presidente e diretor-executivo da Indianapolis Motor Speedway Corporation, promoveu o regresso da F1 aos Estados Unidos pela primeira vez desde 1991. O circuito de F1 começava na recta da meta da oval, passando depois para um traçado que foi construído no interior do circuito oval, entrando na pista original entre a curva 1 e 2 usada nas provas das 500 milhas.
Entre 2000 e 2007, o circuito de Indianapolis Motor Speedway foi a sede do Grande Prémio dos Estados Unidos de F1. As quatro primeiras corridas foram disputadas em Setembro, em 2001 realizou-se no dia 30, menos de três semanas após o atentado de 11 de Setembro, o que levou vários pilotos e equipas a prestar homenagem às vitímas nos seus capacetes e carros. As últimas quatro passaram para o mês de Junho. Michael Schumacher em Ferrari venceu por cinco vezes em Indianápolis (2000, 2003, 2004, 2005 e 2006), Mika Hakkinen em McLaren-Mercedes ganhou em 2001, Rubens Barrichello em Ferrari venceu em 2002 e Lewis Hamilton conquistou em 2007 a última prova de F1 que teve lugar em Indianápolis. 
Em 2005, todas as equipas que estavam equipadas com pneus Michelin não participaram na corrida, depois de dois acidentes violentos dos dois Toyota na curva inclinada de acesso à recta da meta. A corrida foi disputada apenas por seis carros, os que usavam pneus Bridgestone, o que levou à indignação do público que mostrou o seu desagrado ao atirar vários objectos para a pista.
Apesar dos problemas que aconteceram em 2005 a corrida ainda se realizou nos dois anos seguintes, mas já sem o sucesso que tinha tido nos anos anteriores. Em 2008, a corrida ficou fora do calendário e as negociações para levar de novo a F1 a Indianápolis caíram por terra.
Nos 19 anos que a F1 visitou o Indianapolis Motor Speedway, Michael Schumacher e a Ferrari tornaram-se nos recordistas de vitórias, o piloto alemão venceu por 5 vezes, já a marca italiana conquistou 6 triunfos.

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