12 de outubro de 2022

WILLIAMS FW11B

 

O Williams FW11B foi o 11º monolugar de F1 da equipa Williams.
Depois do sucesso do Williams FW11 no ano de 1986, a equipa Williams modificou e actualizou o carro, projectado por Frank Dernie e por Patrick Head. 
Com uma suspensão menos complicada e mais leve, aliada ao potente motor Honda, o FW11B mostrou-se um carro bastante fiável, tendo desistido apenas cinco vezes com problemas mecánicos. 
Apesar de ter dominado a temporada de 1987, o Williams FW11B não começou da melhor maneira o campeonato, tendo apenas conquistado uma vitória, com Nigel Mansell em San Marino, e colecionou três desistências, incluindo o duplo abandono na Bélgica, nas cinco primeiras corridas do campeonato. Nas onze provas seguintes, o Williams FW11B ganhou por oito vezes, com cinco vitórias para Nigel Mansell e três para Nelson Piquet, incluindo o Grande Prémio de Itália onde o piloto brasileiro conduziu um monolugar equipado com suspensão activa. A duas corridas do final do campeonato, a equipa Williams garantiu a conquista do título de Campeão do Mundo de Construtores, enquanto que Nelson Piquet sagrou-se Campeão do Mundo de Pilotos após Nigel Mansell ter sofrido um acidente, durante os treinos para o Grande Prémio do Japão, que o impediu de disputar não só essa corrida como também o Grande Prémio da Austrália, a última prova do campeonato. 
O Williams FW11B, foi o último carro da equipa de Frank Williams a utilizar motor Honda. 
Nesse campeonato de 1987, o FW11B, um dos melhores monolugares da Williams de sempre, conquistou 9 vitórias, 12 pole-positions e 7 voltas mais rápidas.

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