18 de junho de 2023

LOSAIL

 

O Circuito Internacional de Losail é um autódromo de automobilismo e motociclismo localizado nos arredores da cidade de Lusail, no Catar.
Desenhado a pensar, principalmente, nas corridas de motos, Losail é um circuito de média velocidade. Com 5.400 metros de extensão, a pista mistura curvas lentas com curvas rápidas e técnicas, e uma reta principal de 1.068 metros de comprimento. Todo o circuito é ladeado por relva sintética especial, que tem o objetivo de impedir que a areia do deserto invada a pista.
58 Milhões de dólares, foi quanto custou a construção do circuito, que teve a participação de cerca de mil pessoas, que trabalharam por turnos de 24 horas por dia, durante pouco mais de um ano, para o autódromo ficar pronto a tempo da 13ª prova do Campeonato do Mundo de MotoGP, disputada no dia 2 de Outubro de 2004.
No ano de 2008, o Circuito Internacional de Losail passou a estar equipado com um sistema de luz artificial para ser possível a realização de corridas noturnas. A empresa norte-americana, Musgo Lighting, que já tinha montado a iluminação no circuito de Daytona, demorou cerca de 175 dias para instalar todo o equipamento e criar, o que na época foi o maior recinto desportivo iluminado do mundo, ficando essa distinção nos dias de hoje a pertencer ao circuito de Yas Marina em Abu Dhabi. A iluminação do circuito de Losail, permitiu que o MotoGP realizasse a primeira corrida noturna nesse mesmo ano de 2008.
Para além das corridas de motociclismo, Losail albergou provas de automobilismo, com destaque para o WTCC que visitou o Catar entre 2015 e 2017.
No dia 21 de Novembro de 2021, o Circuito Internacional de Losail sediou o primeiro Grande Prémio do Catar de F1, a 20ª corrida do Campeonato Mundial. Lewis Hamilton, em Mercedes, alcançou a pole-position e depois de liderar todas as 57 voltas da corrida, conquistou a vitória. 
Losail foi o 30º circuito diferente onde Hamilton venceu, e a prova marcou a 900ª corrida da equipa McLaren. Fernando Alonso, que terminou o Grande Prémio no 3º lugar, voltou a subir ao pódio, sete anos e quatro meses (2674 dias), desde o Grande Prémio da Hungria de 2014.

Sem comentários: