5 de agosto de 2020

JAMES HUNT


James Simon Wallis Hunt nasceu no dia 29 de Agosto de 1947 em Belmont, Inglaterra.
Depois de ter estudado na Escola Preparatória Westerleigh, St Leonards-on-Sea Sussex e depois em Wellington College, James Hunt tirou a carta de condução logo após completar 17 anos. Praticante de Esqui e Ténis, modalidade que jogava a pares com o seu amigo Chris Ridge. Hunt passou um fim-de-semana em casa do seu amigo, onde conheceu o irmão Simon, que competia em provas de Austin Mini e que estava a preparar o carro para uma corrida em Silverstone. Os irmãos Ridge levaram James Hunt com eles para ver a corrida e ai começou a sua paixão pelo automobilismo.
Foi precisamente nas corridas de Mini que James Hunt começou a competir, mas rapidamente mudou para a Formula Ford e depois a Formula 3 em 1969. No início dos anos setenta disputou provas de F2 na equipa Hesketh.
Em 1973, no Grande Prémio do Mónaco, James Hunt estreou-se na F1, ao volante de um Hesketh-Ford. A equipa fundada pelo excêntrico Lorde Alexander Hesketh trocou as provas de F2 pelas corridas de F1 e levou o piloto britânico. Na corrida de Monte Carlo, Hunt largou do 18º lugar mas desistiu com problemas de motor a cinco voltas do final, classificando-se mesmo assim no 9º posto. Ainda nesse ano, Hunt obteve o seu primeiro pódio no Grande Prémio da Holanda ao terminar em 3º lugar em Zandvoort, e na última prova da temporada, o Grande Prémio dos Estados Unidos, conseguiu o 2º lugar, a menos de um segundo do vencedor, o sueco Ronnie Peterson.
O ano de 1974 não foi muito diferente do anterior, onde sobressaíram três 3ºs lugares na Suécia, Áustria e Estados Unidos.
Em 1975 James Hunt conquistou a sua primeira vitória na F1, ao terminar o Grande Prémio da Holanda à frente do Ferrari de Niki Lauda. Com mais três presenças no pódio, através do 2º lugar na Argentina, França e Áustria, dois 4ºs lugares em Inglaterra e nos Estados Unidos, o 5º lugar em Itália e o 6º no Brasil, Hunt terminou o campeonato no 4º posto. Mas Lord Hesketh não conseguiu reunir os fundos necessários para continuar a sua aventura na F1 o que deixou James Hunt sem um lugar para continuar, até que Emerson Fittipaldi decidiu, de forma surpreendente, deixar a McLaren para se juntar ao seu irmão, Wilson, na Copersucar-Fittipaldi. Sem outros pilotos de ponta disponíveis, a McLaren contratou Hunt, num acordo mediado por John Hogan, da Marlboro.
O ano de 1976 começou com James Hunt a conquistar a pole-position no Grande Prémio do Brasil, só que na corrida, o piloto britânico foi obrigado a desistir na 32ª volta devido a um acidente. Depois do 2º lugar na África do Sul e de nova desistência em Long Beach, Hunt ganhou o Grande Prémio de Espanha, mas acabou desclassificado por causa de irregularidades nas medidas do seu carro e assim Niki Lauda herdou o primeiro lugar, até 5 de Julho, quando a FIA julgou o recurso interposto pela McLaren e restituiu a vitória de James Hunt. O britânico voltou a vencer em França, Alemanha, Holanda, Canadá e Estados Unidos. Com quatro vitórias nas últimas sete provas e beneficiando do afastamento de Niki Lauda por duas corridas em consequência do grave acidente do piloto austríaco, que o deixou debilitado nas restantes corridas da temporada, James Hunt sagrou-se Campeão do Mundo de Pilotos com apenas mais um ponto do que Niki Lauda.
Em 1977 Hunt não teve um ano fácil, o McLaren não se mostrou tão competitivo como no ano anterior e a fiabilidade também não ajudou, levando o piloto britânico a desistir em oito das dezassete provas da temporada. Ainda assim Hunt venceu o Grande Prémio de Inglaterra e o Grande Prémio dos Estados Unidos.
O ano seguinte foi uma decepção. O 3º lugar no Grande Prémio de França foi o melhor resultado que Hunt obteve, numa temporada que ficou marcada pelo grave acidente de Ronnie Peterson no Grande Prémio de Itália, quando o Lotus do piloto sueco foi empurrado contra os rails e explodiu em chamas. Hunt, juntamente com Patrick Depailler e Clay Regazzoni, resgataram Peterson do carro, mas o sueco morreu no dia seguinte no hospital. Hunt ficou muito abalado com a morte do seu amigo e durante anos culpou Riccardo Patrese pelo acidente. No entanto as imagens de televisão do acidente mostraram que Patrese não tocou nos carros de Hunt ou Peterson, nem em nenhum outro carro.
Em 1979 James Hunt deixou a McLaren para ingressar na equipa Wolf. Mas Hunt encontrou um carro difícil de pilotar o que lhe fez rapidamente perder o entusiasmo. Em sete corridas desistiu em seis e na que chegou ao fim, fê-lo no 8º lugar. Considerando que o risco assumido na corrida é muito grande em relação aos seus resultados, ele decide, no final do Grande Prémio do Mónaco, deixar a F1.
Após deixar as corridas e até 1993, Hunt tornou-se comentador de Fórmula 1 na BBC, ao lado de Murray Walker, onde nunca fugiu à sua maneira de ser, contrariando por vezes as directrizes da estação. Durante a sua primeira transmissão ao vivo no Grande Prémio do Mónaco de 1980, Hunt, que tinha partido uma perna na Suíça a esquiar, colocou a perna de gesso no colo de Walker e bebeu duas garrafas de vinho durante a transmissão.
Hunt era conhecido como um piloto rápido, com um estilo de condução agressivo, mas propenso a acidentes espectaculares, daí o apelido de Hunt the Shunt. Na realidade, Hunt não era necessariamente mais propenso a acidentes do que os seus rivais nas fórmulas inferiores, mas a alcunha continuava e permanecia com ele.
No livro, James Hunt: The Biography, Niki Lauda afirmou que "Éramos grandes rivais, especialmente no final da temporada de 1976, mas eu respeitava-o porque podíamos conduzir ao lado dele, dois centímetros, roda a roda, por 300 quilómetros ou mais e nada iria acontecer. Ele era um piloto de verdade na época."
James Hunt esteve sete anos a competir na F1. Disputou 92 Grandes Prémios, conquistou 10 vitórias, 14 pole-positions, 8 voltas mais rápidas e 23 pódios. Sagrou-se Campeão do Mundo de Pilotos em 1976.
James Hunt morreu no dia 15 de Junho de 1993 de ataque cardíaco na sua casa em Wimbledon.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

Hunt soube curtir a vida... não era dado a "regras" e sempre era visto ladeado de belas modelos... em 76 protagonizou um grande embate com Niki Lauda...