8 de junho de 2022

PIERO TARUFFI

 

Piero Taruffi nasceu no dia 12 de Outubro de 1906 em Albano Laziale, Itália.
Filho de Pompeu Taruffi, um cirurgião romano, Piero sempre foi um apaixonado pela velocidade e desde muito jovem que começou a praticar esqui, tendo vencido o Campeonato Universitário Italiano, nos primeiros anos da década de vinte. Alguns anos mais tarde passou a praticar remo e em 1928 ganhou o Campeonato Europeu na classe shell de oito.
Na década de trinta, Piero Taruffi começou a disputar corridas de motos e conquistou o Campeonato Europeu de 500cc em 1932, aos comandos de uma Norton, no mesmo ano em que terminou os seus estudos e se formou em Engenharia Mecânica. Cinco anos mais tarde, estabeleceu o recorde de velocidade em terra de moto, com uns impressionantes 279,503 km/h, com uma Gilera 500 “Rondine” e que foi construída por si.
Foi também na década de trinta que Taruffi começou a participar em provas de automobilismo com a Ferrari e depois com a Maserati, até as corridas serem interrompidas devido à Segunda Guerra Mundial. Nos anos quarenta, quando as provas de automobilismo voltaram às pistas, Taruffi competiu com Cisitalia.
Em 1950, no dia 3 de Setembro, em Monza, onde se disputou o Grande Prémio de Itália, a última prova do campeonato, Piero Taruffi estreou-se no Campeonato Mundial de F1 ao volante de um Alfa Romeo. Depois de se ter qualificado no 7º lugar para a grelha de partida, Taruffi desistiu na 34ª volta com problemas de motor.
No ano seguinte, Taruffi ingressou na Ferrari e disputou cinco corridas do campeonato. Na primeira prova, na Suíça, foi 2º e assim conseguiu os seus primeiros pontos e também o seu primeiro pódio na F1. Depois obteve por duas vezes o 5º lugar, na Alemanha e em Itália, tendo desistido na Bélgica e em Espanha.
Em 1952, Taruffi começou o campeonato a vencer o Grande Prémio da Suíça, com um Ferrari 500, conquistando assim a sua primeira e única vitória na F1. Nesse ano obteve mais dois pódios, com o 3º lugar em França e o 2º em Inglaterra, sendo depois 4º na Alemanha. No final do campeonato, somou 22 pontos e classificou-se na 3ª posição.
No ano de 1953, dedicou-se em exclusivo às corridas de resistência com a equipa Lancia.
Em 1954, regressou à F1 com a Ferrari para disputar apenas o Grande Prémio da Alemanha, tendo terminado a corrida no 6º lugar.
No ano seguinte, correu em três provas. No Mónaco, onde obteve o 8º lugar ao volante de um Ferrari, depois em Inglaterra e em Itália já com um Mercedes, tendo conseguido o 4º e o 2º lugar, respetivamente.
Em 1956, disputou duas provas, tendo desistido em ambas. Em França, onde correu com um Maserati, abandonou com problemas de motor. Em Itália, no Circuito de Monza, Taruffi conduziu um Vanwall, tendo abandonado a corrida na 12ª volta com uma fuga de óleo, naquela que foi a última prova de F1 em que participou.
Para além da F1, Piero Taruffi disputou várias corridas de resistência, inclusive as míticas 24 Horas de Le Mans, no ano de 1953, aos comandos de um Lancia D20 que dividiu com Umberto Maglioli, mas que não conseguiu chegar ao fim. Disputou as 12 Horas de Sebring por quatro vezes. Venceu os 1.000 Quilómetros de Nurburgring em 1956, com um Maserati 300S. Participou cinco vezes na Carrera Panamericana, tendo vencido a prova em 1951 com um Ferrari 212 Inter Vignale. Disputou a corrida Targa Florio por sete vezes e ganhou em 1954 com um Lancia D24. Participou dezasseis vezes na corrida Mille Miglia, tendo conquistado a vitória em 1957, no mesmo ano em que o seu companheiro de equipa, o espanhol Alfonso de Portago, sofreu um acidente mortal que matou ainda o seu co-piloto e nove espectadores. Após a corrida, Piero Taruffi decidiu deixar as corridas de automóveis, cedendo assim aos pedidos da sua esposa Isabella.
Mais tarde escreveu um livro sobre pilotagem “The Technique of Motor Racing”, que se tornou um ícone no meio automobilístico. A partir de 1962, iniciou uma colaboração como comentador técnico e piloto de testes do jornal “L'Automobile”, órgão oficial de imprensa do Automobile Club da Itália, mantendo o cargo até a década de 1970.
Piero Taruffi, faleceu no dia 12 de Janeiro de 1988 com 81 anos. Esteve seis anos envolvido na F1. Disputou 19 Grandes Prémios. Conquistou 1 vitória, 1 volta mais rápida e 5 pódios.

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