26 de abril de 2023

ALPINE

 

A Alpine F1 Team é uma equipa de automobilismo francesa que participa no Campeonato do Mundo de F1.
Propriedade da empresa Renault Group, a anterior equipa Renault F1 foi renomeada como Alpine F1 Team, no início do ano 2021, para promover a marca de carros desportivos da Renault.
Apesar de nunca ter disputado nenhum Grande Prémio até 2021, a Alpine já por duas ocasiões esteve envolvida na F1. A primeira vez aconteceu em 1968, quando a marca gaulesa construiu o Alpine A350 Grand Prix, equipado com motor Gordini V8. Após os primeiros testes, efectuados no circuito holandês de Zandvoort com o piloto Mauro Bianchi, avô de Jules, verificou-se que o motor produzia cerca de 300hp em comparação com os 400 do motor Ford Cosworth V8 e o projecto foi cancelado. Sete anos mais tarde, em 1975, a Alpine voltou ao mundo da F1 e construiu o Alpine Protótipo A500, que serviu para testar um motor turbo V6 de 1,5L que a equipa Renault estreou em 1977.
Com os pilotos Fernando Alonso e Esteban Ocon, a Alpine estreou-se no Campeonato do Mundo de F1 no Grande Prémio do Bahrain, a primeira prova da temporada de 2021. Os primeiros pontos da equipa francesa chegaram na corrida seguinte, em Imola, onde se disputou o Grande Prémio da Emília Romanha, com Ocon e Alonso a terminarem a prova no 9º e 10º lugar, respectivamente. Depois de pontuar sempre nas oito corridas seguintes, Esteban Ocon venceu o Grande Prémio da Hungria, oferecendo assim a primeira vitória e o primeiro pódio à equipa gaulesa. Até ao final da temporada a Alpine obteve mais um pódio, com o 3º lugar de Alonso no Grande Prémio do Catar. No Final do campeonato a Alpine ocupou o 5º lugar e foi uma das quatro equipas que venceram pelo menos um Grande Prémio.
Em 2022, a dupla de pilotos manteve-se, mas Otmar Szafnauer substituiu Marcin Budkowski na liderança da equipa. Os resultados desportivos foram satisfatórios, com a Alpine a pontuar em 19 das 22 corridas disputadas. O 4º lugar de Esteban Ocon, no Grande Prémio do Japão, acabou por ser o melhor resultado da temporada. No final do campeonato a marca francesa somou 173 pontos e ocupou o 4º lugar entre os Construtores.
Para 2023, a Alpine manteve Ocon e substituiu Alonso por Pierre Gasly. 
A Alpine está na F1 há 4 anos. Disputou 70 Grandes Prémios. Conquistou 1 vitória e 4 pódios.

Sem comentários: