5 de outubro de 2022

JEREZ

 

O Circuito de Jerez é um autódromo que fica situado na cidade de Jerez da La Frontera, a 90 quilómetros de Sevilha, Espanha.
Idealizado por Alessandro Rocci e projectado pelo engenheiro espanhol Manuel Medina Lara, o circuito foi inaugurado no dia 8 de Dezembro de 1985.
O Circuito de Jerez recebeu o Campeonato do Mundo de F1 durante sete anos. Entre 1986 e 1990 foi a sede do Grande Prémio de Espanha, em 1994 e 1997 organizou o Grande Prémio da Europa.
O primeiro Grande Prémio de Espanha disputado no Circuito de Jerez aconteceu no dia 13 de Abril de 1986. Ayrton Senna em Lotus-Renault obteve a pole-position e venceu a prova, com uma vantagem de 14 milésimos sobre Nigel Mansell.
Na edição de 1990 o piloto norte-irlandês Martin Donnelly sofreu um grave acidente nos treinos livres. Quando rodava a cerca de 270 km/h, Donnelly perdeu o controlo do seu Lotus-Lamborghini que saiu da pista e bateu violentamente nos rails, ficando totalmente destruído. Donnelly foi projectado junto com o banco do carro cerca de 30 metros do local do acidente, ficando imóvel até os médicos chegarem junto de si. A imagem do piloto prostrado no meio da pista, imóvel, fez temer o pior. O norte-irlandês sofreu graves lesões nas pernas, traumatismo craniano e chegou a perder muito sangue, sendo transferido para um hospital de Sevilha, onde iniciou um longo processo de recuperação. Esse acidente terminou com a carreira de Martin Donnelly no automobilismo.
Em 1994 pela primeira vez o Grande Prémio da Europa foi disputado em solo espanhol. Michael Schumacher em Benetton-Ford foi o vencedor da prova.
O Circuito de Jerez voltou a receber o Grande Prémio da Europa em 1997. A prova fechava a temporada e decidia o título de pilotos, entre Jacques Villeneuve e Michael Schumacher. Nos treinos de qualificação, Jacques Villeneuve (Williams-Renault), Michael Schumacher (Ferrari) e Heinz-Harald Frentzen (Williams-Renault), fizeram exactamente o mesmo tempo, 1:21,072. O regulamento definia que quem obtivesse o tempo primeiro, poderia largar da pole-position. Como Villeneuve foi o primeiro dos três a marcar o tempo, ficou em primeiro na frente de Schumacher e Frentzen.
Na corrida, Schumacher largou melhor e ficou na frente. Na 48ª volta o piloto alemão da Ferrari liderava, imediatamente à frente de Villeneuve. A meio da volta, Villeneuve tentou ultrapassar Schumacher na curva Dry Sack. O canadiano travou mais tarde, colocou o seu Williams pelo lado de dentro e ganhou a posição, Schumacher com uma manobra de desespero bateu no Williams de Villeneuve, à imagem do que tinha feito em Adelaide no ano de 1994, mas desta vez o alemão acabou por desistir e ficou a ver Villeneuve continuar em prova, apesar de ter o carro um pouco danificado na lateral o que o fez perder tempo nas 21 voltas que restavam na corrida. Na última volta os dois pilotos da McLaren, Mika Hakkinen e David Coulthard, ultrapassaram Villeneuve que cortou a meta em 3º lugar e sagrou-se Campeão Mundial de Pilotos. O finlandês Mika Hakkinen ganhou a corrida e festejou o seu primeiro triunfo na F1. A corrida marcou também a despedida de Gerhard Berger da F1. 
Ayrton Senna e Alain Prost com duas vitórias cada um são os pilotos que mais vezes venceram em Jerez. A McLaren com três triunfos é a equipa mais vitoriosa.  

Sem comentários: