30 de março de 2022

TI-AIDA

 

O Tanaka International Circuit Aida, mais conhecido como circuito Ti-Aida, é um autódromo japonês que sediou o Grande Prémio do Pacífico na década de noventa.
No final dos anos oitenta, o milionário nipónico Hajime Tanaka, que fez fortuna a construir e a gerir campos de golfe, teve a ideia de construir um circuito privado onde os magnatas do Japão pudessem usar os seus carros desportivos a troco de uma inscrição, com um custo de 120 mil dólares, num clube vitalício e exclusivo.  
Em 1989, o circuito começou a ser construído numa zona montanhosa, próximo da cidade de Aida, atual Mimasaka. No ano seguinte, o autódromo Ti-Aida estava concluído. A designação “Ti” era uma abreviatura a Tanaka International enquanto que Aida era a mais próxima cidade importante. A pista conta com uma extensão de 3.702 metros e varia as curvas lentas com curvas mais rápidas, intercaladas por duas rectas, a principal com cerca de 600 metros e a interior com sensivelmente 700 metros.
Em 1992, o circuito recebeu as primeiras corridas que contaram para o Campeonato Japonês de Carros de Turismo, no entanto, Hajime Tanaka sonhava mais alto e começou a negociar com Bernie Ecclestone a realização de uma segunda corrida de F1 em solo japonês, indo assim de encontro com o desejo do “patrão” da F1, que pretendia ter mais corridas na Ásia.
No dia 17 de Abril de 1994, o Circuito Ti-Aida sediou o primeiro Grande Prémio do Pacifíco. Ayrton Senna, em Williams-Renault, obteve a pole-position mas acabou por desistir depois de ter sido atirado para fora da pista, na curva 1, pelo McLaren-Peugeot de Mika Hakkinen. Michael Schumacher, ao volante de um Benetton-Ford, venceu a corrida na frente do Ferrari de Gerhard Berger e de Rubens Barrichello, em Jordan-Hart, que com o 3º lugar conseguiu o seu primeiro pódio na F1.
Em 1995, o Grande Prémio do Pacifico foi disputado no mês de Outubro e não em Abril, como inicialmente estava previsto, devido ao forte terramoto que atingiu a cidade de Kobe. A Williams-Renault, voltou a conseguir a pole-position, mas com David Coulthard ao volante, enquanto que a corrida, tal como no ano anterior, foi ganha pelo alemão Michael Schumacher, em Benetton-Renault. 
A fraca afluência do público, muito por culpa dos maus acessos ao autódromo, levaram a que Hajime Tanaka e também a camarã de Aida, terminassem por ali a sua aventura ligada à F1.
Nos anos seguintes, o Tanaka International Circuit Aida, recebeu várias corridas de campeonatos japoneses, entre eles o Campeonato Japonês GT. Em Abril de 2004, o circuito foi comprado pela Unimat Corporation, uma empresa ligada à construção de máquinas de café e em Maio de 2005 o autódromo foi renomeado para Circuito Internacional de Okayama. Nos anos seguintes foram realizadas obras para melhorar os acessos ao circuito e em 2008 foi disputada a primeira de três corridas do Campeonato Mundial de Carros de Turismo. Em 2012, o circuito mudou de novo de mãos e passou para a Aska Corporation, uma empresa fabricante de peças para automóveis. Com a nova administração, o autódromo ganhou nova vida e passou a realizar mais corridas de vários campeonatos japoneses de provas de automóveis e também corridas de motociclismo.
Nos dois anos que o circuito de Ti-Aida recebeu a F1, o piloto alemão Michael Schumacher e a equipa Benetton, monopolizaram as vitórias.

Sem comentários: