9 de dezembro de 2020

EAGLE

 

A Eagle foi uma equipa de automobilismo que participou no Campeonato do Mundo de F1 entre 1966 e 1968.
Em 1964, os pilotos norte-americanos, Dan Gurney e Carroll Shelby, fundaram a equipa All American Racers, que começou a participar em corridas de Sport-Protótipos e Champ Cars nos Estados Unidos.
Em 1966 a equipa estreou-se na F1, com o nome de Eagle, no Grande Prémio da Bélgica em SPA-Francorchamps e com Dan Gurney ao volante do único carro. Quinze dias depois o piloto norte-americano obteve os primeiros pontos da equipa com o 5º lugar no Grande Prémio de França em Reims, o mesmo resultado que conseguiu na última prova da temporada no México. 
Em 1967, a Eagle teve dois carros, um para Dan Gurney e outro que passou pelas mãos de Richie Ginther, Bruce McLaren e Ludovico Scarfiotti. O Eagle T1G equipado com motor Weslake V12, apenas terminou duas provas em toda a temporada. No Grande Prémio da Bélgica, Gurney conquistou a vitória, a sua última, e a primeira da equipa na F1, sendo o primeiro triunfo totalmente americano na F1, com excepção das 500 Milhas de Indianápolis que faziam parte do Campeonato do Mundo de F1 na década de cinquenta. Quatro provas depois, Gurney, obteve o 3º lugar no Grande Prémio do Canadá em Mosport.
Em 1968 a equipa voltou a contar com apenas um único carro que continuou a ser conduzido por Dan Gurney. A equipa participou em apenas seis provas do campeonato e chegou ao fim apenas por uma vez, na Alemanha, onde Gurney obteve o 9º lugar. O Grande Prémio de Itália, em que Dan Gurney desistiu na 19ª volta, com problemas de sobreaquecimento no seu carro, foi a ultima participação da equipa Eagle na F1. Com falta de financiamento para a sua equipa, Gurney regressou aos Estados Unidos no final de 1968.
A equipa Eagle esteve na F1 durante três anos, disputou 25 Grandes Prémios, conquistou 1 vitória, 2 voltas mais rápidas e 2 pódios.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

A Eagle ficou pouco tempo mas deixou gravado seu nome na história da F1.