30 de setembro de 2020

ALAIN PROST


Alain Marie Pascal Prost nasceu no dia 24 de Fevereiro de 1955 em Saint-Chamond, França.
Filho de André Prost e de Marie-Rose Karatchian, Alain foi uma criança bastante activa e atlética pois praticou vários desportos, entre eles luta livre, patinagem e futebol.
Aos 14 anos, durante as férias com a sua família, Alain correu em karting, por brincadeira, mas foi o bastante para despertar o interesse no desporto automóvel que passaria a ser o foco da sua carreira.
Rapidamente começou a participar em provas de karting, vencendo vários campeonatos. Aos 18 anos deixou definitivamente os estudos de lado para se dedicar a cem por cento à carreira de piloto.
No ano de 1975, venceu o campeonato francês de karting, como prémio teve a possibilidade de participar na Formula Renault francesa no ano seguinte, tendo conquistado o campeonato e ganho 12 das 13 provas do campeonato. Em 1977, venceu o campeonato europeu de Formula Renault e no ano seguinte passou para a F3, categoria em que ganhou o campeonato francês e europeu em 1979. Nesse ano, Prost teve várias equipas de F1 interessadas nos seus serviços e depois de ponderar durante algumas semanas, escolheu ingressar na McLaren em 1980. A equipa britânica convidou-o a pilotar um terceiro carro no último Grande Prémio de 1979 em Watkins Glen, nos Estados Unidos, mas Prost recusou alegando que a sua participação na corrida não iria beneficiar em nada a sua imagem nem a da McLaren.
Foi no Grande Prémio da Argentina, a primeira corrida da temporada de 1980, que Alain Prost se estreou na F1 ao volante de um McLaren-Ford. O piloto francês largou em 12º lugar e terminou a prova em 6º, marcando assim um ponto na sua primeira corrida. Prost somou mais quatro pontos durante o campeonato, com o melhor resultado a ser o 5º lugar alcançado no Grande Prémio do Brasil.
Em 1981, o francês ingressou na Renault. No Grande Prémio da Argentina conseguiu o seu primeiro pódio, ao terminar a corrida no 3º lugar. Na oitava prova da temporada, o Grande Prémio de França, Prost conquistou a sua primeira vitória, resultado que repetiu na Holanda e em Itália. Nessa temporada, das 15 corridas do campeonato, Prost terminou 6 (3 vitórias, 2 segundos lugares e um terceiro).
A temporada de 1982 começou da melhor forma, com duas vitórias nas duas primeiras corridas da temporada, na África do Sul e no Brasil, mas depois seguiram-se sete corridas sem pontuar, o que deitou por terra qualquer possibilidade do piloto francês conseguir lutar pelo título.
No ano seguinte, Prost obteve quatro vitórias, foi o piloto que mais venceu no campeonato e lutou até à última prova com Nelson Piquet pelo título de campeão, que o piloto brasileiro conquistou. No final da temporada, a Renault dispensou Prost. O francês voltou a assinar pela McLaren e junto com a sua família deixou a França e foi viver para a Suíça, depois dos trabalhadores da Renault terem incendiado dois dos seus carros pessoais.
De volta à McLaren em 1984, equipa onde se manteve durante seis anos, Prost tornou-se um dos mais completos e inteligentes pilotos de F1. Depois de perder o campeonato de 1984, por uma diferença de meio ponto, para o seu companheiro de equipa Niki Lauda, Prost conquistou o tão desejado título de Campeão Mundial de Pilotos em 1985, o que repetiu em 1986.
Em 1987, os McLaren não conseguiram acompanhar os mais competitivos Williams-Honda e Prost apenas venceu três corridas, no Brasil, Bélgica e Portugal, foi precisamente no Circuito do Estoril que Alain Prost se tornou no piloto com mais vitórias na F1, com 28 triunfos, batendo o recorde estabelecido por Jackie Stewart em 1973.
No ano de 1988, Prost venceu 8 das 16 corridas da temporada, terminou em 2º lugar por sete vezes e abandonou apenas duas provas, mesmo assim foi batido pelo seu novo companheiro de equipa, Ayrton Senna.
Em 1989, o piloto francês voltou a sagrar-se Campeão Mundial de Pilotos. Para isso beneficiou das muitas desistências de Senna durante a temporada.
Em 1990, Prost rumou à Ferrari e voltou a lutar com Senna pela conquista do título de campeão. O piloto brasileiro foi mais forte e levou a melhor sobre o francês.
No ano seguinte, os Ferrari não estiveram ao nível dos McLaren e dos Williams. Prost não venceu nenhuma corrida e apenas conseguiu três 2ºs lugares (Estados Unidos, França e Espanha). Dias antes da última corrida da temporada, na Austrália, Alain Prost foi demitido da Ferrari por ter criticado publicamente a equipa italiana.
Depois de ter ficado de fora das corridas em 1992, Prost ingressou na Williams no ano seguinte. Com o carro mais competitivo de toda a F1, o piloto francês conquistou o seu quarto título de Campeão do Mundo de Pilotos. No Grande Prémio da Alemanha, disputado no Circuito de Hockenheim, Alain Prost venceu a sua ultima corrida de F1. O último pódio aconteceu na derradeira prova da temporada, no Grande Prémio da Austrália em Adelaide, onde terminou no 2º lugar, atrás de Ayrton Senna. Depois de muitos anos em que estiveram de costas voltadas, os dois pilotos cumprimentaram-se e abraçaram-se, o que foi o ultimo pódio de ambos os pilotos na F1.
Depois de deixar a F1, Prost foi comentador do canal de televisão TF1, mais tarde formou a sua própria equipa de F1, a Prost Grand Prix, que participou no Campeonato do Mundo de F1 entre 1997 e 2001. Durante a 1000ª corrida de F1, o Grande Prémio da China de 2019, Prost teve a honra de agitar a bandeira quadriculada a selar a vitória do piloto da Mercedes, Lewis Hamilton.
Alain Prost esteve 13 anos na F1. Disputou 199 Grandes Prémios. Conquistou 51 vitórias, 33 pole-positions, 41 voltas mais rápidas e 106 pódios. Sagou-se Campeão Mundial em 1985, 1986, 1989 e 1993.

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