22 de junho de 2022

AIN-DIAB

 

O Circuito Ain-Diab, foi uma pista citadina de automobilismo, localizada nos arredores de Ain-Diab em Marrocos.
Em meados da década de cinquenta o Royal Automobile Club de Marrocos apresentou um projeto de um circuito nas ruas de Ain-Diab que incluía a Avenida Oceano Atlântico, situada junto ao mar, e a estrada principal que ligava Casablanca a Azemmour, por entre a floresta. O projeto foi bem aceite, teve o apoio do sultão Mohammed V e em 1957, num curto espaço de seis semanas foram realizadas as obras necessárias para a pista, de 4.724 metros, estar pronta para receber corridas de automóveis. 
Situada na famosa Corniche marroquina, onde abundam os hotéis, discotecas e restaurantes, incluindo a McDonald´s que abriu o seu primeiro franchising em África e nos estados árabes em 1992, o Circuito Ain-Diab recebeu, em Outubro de 1957, uma prova de F1 extra-campeonato, em que o francês, Jean Behra em Maserati, venceu a corrida.
Em 1958, no dia 19 de Outubro, o Circuito Ain-Diab sediou o primeiro e único Grande Prémio de Marrocos, a 11ª e última prova do Campeonato do Mundo de F1. O inglês Mike Hawthorn, em Ferrari, obteve a pole-position mas foi o seu compatriota, Stirling Moss, ao volante de um Vanwall, que liderou todas as 53 voltas da corrida e conquistou a vitória, na frente dos dois Ferrari de Hawthorn e de Phil Hill. A prova ficou marcada pelo violento acidente do britânico Stuart Lewis-Evans, que sofreu graves queimaduras após o seu carro ter batido nas barreiras de proteção e ter-se incendiado. Stuart Lewis Evans acabou por morrer seis dias depois no hospital. Foi ainda nesse Grande Prémio de Marrocos que Mike Hawthorn se sagrou Campeão Mundial de Pilotos, tornando-se no primeiro piloto inglês a vencer um campeonato de F1, na sua despedida da categoria.

Sem comentários: