7 de dezembro de 2022

PATRICK TAMBAY

 

Daniel Patrick Charles Maurice Nasri Tambay, conhecido por Patrick Tambay, nasceu no dia 25 de Junho de 1949 em Paris, França.
Filho de uma família abastada, começou a praticar esqui com 10 anos de idade e em 1968 sagrou-se campeão francês júnior de downhill e vice-campeão de slalom. Ainda nesse ano de 1968, Patrick Tambay rumou aos Estados Unidos onde fez amizade com vários esquiadores e onde frequentou a University of Colorado Boulder em 1970. Nesse mesmo ano de 1970, Tambay participou na inauguração do Circuito Paul-Ricard e no ano seguinte disputou e venceu o Volant Elf, que era uma competição organizada pela escola de pilotagem do Circuito Paul-Ricard e que tinha o objetivo de treinar jovens pilotos dos 18 aos 28 anos de idade. Com a vitória no Volant Elf, Tambay conseguiu o apoio necessário para disputar o Campeonato Francês de Formula Renault de 1972. No ano seguinte participou no Formula Renault EuroCup, disputou o título de campeão com René Arnoux, tendo terminado o campeonato com os mesmos pontos do seu adversário, mas com menos uma vitória foi coroado vice-campeão. Nesse ano disputou ainda o Rally de Monte Carlo com um Renault Gordini e terminou a prova no 20º lugar. Entre 1974 e 1976, Tambay participou no Campeonato Europeu de F2, tendo sido 2º em 1975. Em 1977, Patrick Tambay correu e venceu o campeonato norte-americano CanAm de protótipos, pelo meio disputou ainda duas provas de Europeu de F2.
No dia 16 de Julho de 1977, Tambay estreou-se no Campeonato do Mundo de F1, no Grande Prémio de Inglaterra com a equipa Theodore Racing, isto depois de não ter conseguido a qualificação para o Grande Prémio de França duas semanas antes, mas dessa vez com o pouco competitivo Surtees-Ford. Nessa corrida de estreia, Patrick Tambay foi obrigado a desistir com problemas elétricos no seu carro logo na 3ª volta. Na prova seguinte, na Alemanha, terminou no 6º lugar e assim conquistou o seu primeiro ponto na F1. Voltou a pontuar na Holanda e no Canadá onde foi 5º.
Em 1978, foi contratado pela McLaren para disputar o seu primeiro campeonato completo, tendo como companheiro de equipa o britânico James Hunt. Tambay começou a temporada com o 6º lugar na Argentina, resultado que obteve também em Inglaterra e nos Estados Unidos. Foi ainda 5º em Itália e 4º na Suécia.
O ano seguinte foi um desastre autêntico, para Tambay que não conseguiu pontuar, tendo mesmo falhado a qualificação para os Grandes Prémios da Bélgica e do Mónaco.
Em 1980 e desiludido com a F1, Patrick Tambay regressou aos Estados Unidos onde voltou a correr no campeonato CanAm. O piloto parisiense voltou a mostrar todo o seu valor, venceu seis das dez corridas do campeonato e conquistou o título de campeão.
Em 1981, Tambay voltou à F1 de novo com a Theodore e começou a temporada com o 6º lugar no Grande Prémio de Long Beach. A meio do campeonato foi contratado pela equipa Ligier, mas desistiu em todas as restantes oito corridas, sendo despedido no final da temporada. 
No ano seguinte, Tambay é contratado à última da hora pela equipa Arrows para substituir Marc Surer que fraturou as pernas num acidente durante os testes de pré-época. No primeiro Grande Prémio do campeonato, na África do Sul, devido à falta de segurança, os pilotos resolveram fazer greve, em forma de protesto contra a FIA, descontente com toda essa situação Tambay bateu com a porta e rumou aos Estados Unidos e de novo ao campeonato CanAm, mas apenas disputou a primeira prova do campeonato. Em Julho, regressou à F1 para substituir o canadiano Gilles Villeneuve na Ferrari, que morreu nos treinos de qualificação para o Grande Prémio da Bélgica. Com um carro competitivo pela primeira vez nas mãos, Tambay pontuou em cinco das seis corridas que disputou. No Grande Prémio de Inglaterra foi 3º e conseguiu o seu primeiro pódio. Depois de ter sido 4º em França, conquistou a sua primeira vitória no Grande Prémio da Alemanha, depois do seu companheiro de equipa, Didier Pironi, ter ficado gravemente ferido num acidente nos treinos de qualificação. Seguiu-se um 4º lugar na Áustria e um 2º em Itália.
Em 1983, pontuou em nove das quinze corridas do campeonato. Foi 5º no Brasil, 4º em França, Mónaco e Itália, 3º no Canadá e em Inglaterra, 2º na Bélgica e na Holanda e ganhou o Grande Prémio de San Marino, isto num ano em que, pela primeira vez, largou da pole-position (Long Beach, Alemanha, Áustria e África do Sul). Nas contas finais do campeonato, somou 40 pontos, que lhe valeram ser 4º classificado.
Em 1984, ingressou na Renault onde encontrou um carro pouco fiável. Apesar de ter desistido em metade das corridas do campeonato, pontuou em quatro. Foi 6º na Holanda, 5º no Brasil e na Alemanha, e terminou em 2º lugar em França. 
No ano seguinte, tudo parecia diferente, pois ao fim de três provas, Tambay tinha um 5º lugar (Brasil), e dois 3ºs (Portugal e San Marino), mas os problemas de fiabilidade continuaram e nas restantes doze provas apenas conseguiu 1 ponto com o 6º lugar em França.
Em 1986, Tambay viu-se obrigado a procurar nova equipa, pois a Renault retirou-se da F1 no final do campeonato anterior. O piloto gaulês foi contratado pela equipa norte-americana Haas Lola, pela qual tinha corrido no campeonato CanAm. Com um dos piores carros do pelotão, Tambay conseguiu ser 5º no Grande Prémio da Áustria. No final da temporada o piloto francês retirou-se da F1.
Para além da F1, Patrick Tambay disputou as 24 Horas de Le Mans por quatro vezes (1976, 1977, 1981 e 1989), tendo obtido o 4º lugar na sua última participação. Disputou o Rally Paris-Dakar por quatro ocasiões (1987, 1988, 1989 e 1991), e foi 3º em 1988 e 1989. Em 2005, participou no GP Masters, um campeonato para antigos pilotos de carros de rodas descobertas que tivessem mais de 45 anos.
No dia 4 de Dezembro de 2022, Patrick Tambay faleceu vitima de doença de Parkinson.
Patrick Tambay esteve nove anos envolvido na F1, disputou 114 Grandes Prémios e conquistou 2 vitórias, 5 pole-positions, 2 voltas mais rápidas e 11 pódios.

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