5 de janeiro de 2022

TYRRELL P34


O Tyrrell P34 foi o nono monolugar construído pela equipa de Ken Tyrrell.
Em 1970, a equipa Tyrrell estreou-se no Campeonato do Mundo de F1. O britânico Derek Gardner foi o projetista escolhido para desenhar os carros da Tyrrell Racing e em Agosto de 1974, apresentou a Ken Tyrrell a sua nova ideia: um carro de F1 de seis rodas. Duas rodas do tamanho normal no eixo traseiro e quatro rodas pequenas, de 10 polegadas, na frente.
Gardner procurou contornar o arrasto que os pneus convencionais provocavam, devido à asa frontal dos F1 ser pequena e assim idealizou um conceito de rodas pequenas para o carro ganhar mais velocidade em linha reta e também para a asa traseira receber uma maior quantidade de ar limpo.
Ao início, Ken Tyrrell ficou perplexo, mas depois entendeu a ideia de Derek Gardner e mostrou-se entusiasmado, depois de novas reuniões entre ambos, foi dada luz verde para o carro ser construído. 
O uso de quatro rodas na frente foi um desafio para os engenheiros da Tyrrell, pois tiveram que desenhar um complexo sistema de direção, travagem e suspensão. Já os pneus de 10 polegadas, foram construídos pela Goodyear e em Setembro de 1975 o protótipo estava construído. No dia 22, desse mesmo mês, o Tyrrell P34 foi apresentado numa sala cheia de jornalistas que ficaram surpreendidos ao verem um F1 de seis rodas.
Depois de muitos testes realizados e de serem corrigidos vários problemas , o Tyrrell P34 estreou-se no Campeonato Mundial de F1 de 1976, no Grande Prémio de Espanha, pela mão do piloto francês Patrick Depailler, enquanto que o seu companheiro de equipa, o sul-africano Jody Scheckter, usou o carro antigo. Depailler qualificou-se no 3º lugar, ao contrário de Scheckter que ocupou o 14º lugar na grelha de partida. Na corrida, o carro mostrou todo o seu potencial e Depailler rodou sempre na terceira posição, até desistir na 26ª volta com problemas de travões nas rodas frontais. Na corrida seguinte, na Bélgica, os dois pilotos já tiveram o novo carro à disposição e Scheckter terminou a prova no 4º lugar. Seguiu-se o Grande Prémio do Mónaco onde ambos os Tyrrell P34 terminaram no pódio, com Scheckter em 2º e Depailler no 3º lugar. A corrida que se seguiu foi o Grande Prémio da Suécia, onde Jody Scheckter obteve a pole-position e venceu a corrida na frente do seu companheiro de equipa. No resto da temporada o Tyrrell P34 colecionou seis segundos lugares, três para cada piloto. No final da temporada a Tyrrell ocupou o 3º lugar no Campeonato de Construtores.
O ano seguinte foi um fracasso, o Tyrrell P34, apesar de ter uma nova carroceria, ainda sofria dos maiores problemas que tinha enfrentado no ano anterior, a grande degradação dos pneus frontais e o aquecimento dos travões nas rodas da frente. A equipa britânica conseguiu quatro pódios ao longo de toda a temporada, com Ronnie Peterson, que substituiu Jody Scheckter, a ser 3º na Bélgica e Depailler a ser, também, 3º na África do Sul e no Japão, enquanto que no Canadá conseguiu o 2º lugar. No final dessa temporada, Derek Gardner deixou a Tyrrell e a Goodyear terminou a produção dos pneus de dez polegadas, por ser demasiado dispendioso.
Com uma vida tão curta na F1 e todos os problemas encontrados, é fácil pensar que o P34 foi um fracasso, mas essa história tem um final feliz.
Durante a metade da década de 1990, Derek Gardner juntou-se ao histórico proprietário de carros de F1 Simon Bull para restaurar um Tyrrell 005 (carro que Jackie Stewart pilotou em 1972 e 1973), na primeira FIA TGP Cup, o carro foi conduzido por Martin Stretton e venceu na sua classe. Estimulado por este sucesso, Simon decidiu ressuscitar mais um Tyrrell do final dos anos 70 e questionou Gardner qual carro seria a sua escolha, sempre pronto para um desafio e querendo terminar alguns negócios inacabados, Derek naturalmente escolheu o P34. 
O fabricante de pneus Avon aceitou fabricar os pneus de 10 polegadas e Derek Gardner, ajudado pela tecnologia moderna, conseguiu resolver o problema de travões que sempre afetou o Tyrrell P34. 
Em 1999 e em 2000, o Tyrrell P34 ganhou o Campeonato de F1 Históricos. Desde então correu no Goodwood Festival of Speed e faz aparições regulares em muitos eventos históricos, onde atrai multidões e a imprensa aonde quer que vá, garantindo que este grande pedaço da história do automobilismo sobreviva.


1 comentário:

PJPM disse...

O que quer que você pense do P34, é preciso dizer que chamou muita atenção, um carro com seis rodas!, que coisa incrível!, como tal fez maravilhas para a Elf, o principal patrocinador da Tyrrell na época, por causa desta ligação francesa, há uma história pouco conhecida a acrescentar à história desta notável máquina.

Devido a algumas brigas no início dos anos 70 entre Elf, Matra e Renault, François Guiter, que liderava os interesses de esportes a motor da Elf na época, viu-se obrigado a apoiar a decisão da Renault de entrar na Fórmula 1, a Renault estava indo bem nos ralis na época, mas Elf queria se concentrar em corridas de circuito. O único problema era que a Renault não tinha um motor de F1 e pior, não conseguia decidir qual tipo de motor fabricar.

Eles devem produzir algo semelhante ao dominante Ford Cosworth DFV V8 ou tentar algo diferente, como carregamento turbo? Guiter, que era um grande apoiador dos pilotos franceses, recorreu ao seu bom amigo Ken Tyrrell (que havia dado ao piloto francês Patrick Depailler sua grande chance na F1) e no verão de 1975 o convidou para ir a Paris para ajudar a Renault e a Elf a decidir em que direção eles devem seguir com o desenvolvimento de seus motores de F1.

Ken ouviu os dois lados do argumento, ele disse à Renault que eles nunca seriam capazes de produzir um motor V8 melhor do que o Cosworth DFV, mas se eles tentassem algo diferente, como um motor turboalimentado, eles poderiam, com o tempo, ser capazes de produzir o motor de F1 da próxima geração. Então, de certa forma, Ken Tyrrell se tornou o padrinho dos motores Turbo F1.

Como este seria um grande empreendimento da Renault, e percebendo que eles não seriam capazes de produzir inicialmente um chassi competitivo, bem como o novo motor, foi feito um acordo que permitiria a Ken Tyrrell usar o novo motor assim que estivesse pronto. . É por esta razão que, quando o P34 correu pela primeira vez em 1976, tinha listras amarelas em cada lado. No entanto, a Renault teve muitos problemas no desenvolvimento do motor e nunca esteve pronto para a temporada de 1976.