tag:blogger.com,1999:blog-6340369218018904081.post6443541285333549735..comments2023-03-24T17:35:16.744+00:00Comments on Estrelas da F1: TYRRELL P34Paulo Moreirahttp://www.blogger.com/profile/14191588281844486295noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-6340369218018904081.post-12549596517048952132022-08-13T17:40:17.364+01:002022-08-13T17:40:17.364+01:00O que quer que você pense do P34, é preciso dizer ...O que quer que você pense do P34, é preciso dizer que chamou muita atenção, um carro com seis rodas!, que coisa incrível!, como tal fez maravilhas para a Elf, o principal patrocinador da Tyrrell na época, por causa desta ligação francesa, há uma história pouco conhecida a acrescentar à história desta notável máquina.<br /><br />Devido a algumas brigas no início dos anos 70 entre Elf, Matra e Renault, François Guiter, que liderava os interesses de esportes a motor da Elf na época, viu-se obrigado a apoiar a decisão da Renault de entrar na Fórmula 1, a Renault estava indo bem nos ralis na época, mas Elf queria se concentrar em corridas de circuito. O único problema era que a Renault não tinha um motor de F1 e pior, não conseguia decidir qual tipo de motor fabricar.<br /><br />Eles devem produzir algo semelhante ao dominante Ford Cosworth DFV V8 ou tentar algo diferente, como carregamento turbo? Guiter, que era um grande apoiador dos pilotos franceses, recorreu ao seu bom amigo Ken Tyrrell (que havia dado ao piloto francês Patrick Depailler sua grande chance na F1) e no verão de 1975 o convidou para ir a Paris para ajudar a Renault e a Elf a decidir em que direção eles devem seguir com o desenvolvimento de seus motores de F1.<br /><br />Ken ouviu os dois lados do argumento, ele disse à Renault que eles nunca seriam capazes de produzir um motor V8 melhor do que o Cosworth DFV, mas se eles tentassem algo diferente, como um motor turboalimentado, eles poderiam, com o tempo, ser capazes de produzir o motor de F1 da próxima geração. Então, de certa forma, Ken Tyrrell se tornou o padrinho dos motores Turbo F1.<br /><br />Como este seria um grande empreendimento da Renault, e percebendo que eles não seriam capazes de produzir inicialmente um chassi competitivo, bem como o novo motor, foi feito um acordo que permitiria a Ken Tyrrell usar o novo motor assim que estivesse pronto. . É por esta razão que, quando o P34 correu pela primeira vez em 1976, tinha listras amarelas em cada lado. No entanto, a Renault teve muitos problemas no desenvolvimento do motor e nunca esteve pronto para a temporada de 1976.<br /><br />PJPMnoreply@blogger.com