13 de fevereiro de 2022

PHOENIX

 

O circuito citadino de Phoenix, é uma pista de automobilismo traçada nas ruas da cidade mais populosa do estado do Arizona, nos Estados Unidos.
Corria o ano de 1986, quando o ex-piloto de automóveis e empresário, Guy Gonyea, se reuniu com o presidente da câmara de Phoenix, Terry Goddard, para debater a possibilidade de a F1 visitar a cidade. Goddard aprovou a ideia de Gonyea que posteriormente foi apoiada por 37 das principais organizações empresariais da cidade, incluindo a Câmara de Comércio, o comitê universitário de futebol americano do Fiesta Bowl e o senador Jon Kyl. Poucas semanas depois, Gonyea, reuniu-se em Paris com o presidente da FIA, Jean-Marie Balestre, e também com Bernie Ecclestone, o líder da F1, para dar a conhecer as suas intenções. Ecclestone ficou desde logo entusiasmado e agendou novas reuniões com Gonyea. Durante o Grande Prémio de Detroit de 1987, aconteceu uma segunda reunião entre Gonyea e Ecclestone e também com George Couzens, chefe do Sports Car Club of America (SCCA), Burdie Martin, chefe do Comitê de Competição Automóvel dos EUA (ACCUS) e Chris Pook, Promotor da corrida de Formula Indy, Long Beach Indy Grand Prix. Na reunião ficou acordado que o Grande Prémio de F1 em Phoenix iria substituir o Grande Prémio de Detroit, no entanto a cidade que abriga a sede da General Motors e da Ford ainda tinha contrato válido para organizar corridas até 1991. Em Outubro de 1988, Detroit recusou-se a investir dinheiro na melhoria das instalações do Grande Prêmio exigidas por Ecclestone e decidiu organizar uma corrida de Formula Indy em vez da F1 em 1989. Era a oportunidade que Ecclestone precisava para deixar cair Detroit e colocar Phoenix no calendário da F1.
Em Janeiro de 1989, o Conselho Municipal de Phoenix chefiado pelo presidente Terry Goddard concordou em organizar uma corrida anual de F1, com um contrato de cinco anos. Ficou também acordado um investimento de nove milhões de dólares nas infraestruturas do circuito durante esse período de cinco anos. Dessa forma, Phoenix teve apenas quatro meses para preparar a corrida. Nesse período de tempo, os organizadores trataram de colocar um novo pavimento nas estradas que serviram de pista, montaram as bancadas, as garagens das boxes e colocaram barreiras e rails nos cerca de 3.800 quilómetros de extensão do circuito.
No dia 4 de Junho de 1989, e debaixo de um calor insuportável, o circuito de Phoenix sediou pela primeira vez o Grande Prémio dos Estados Unidos de F1. Ayrton Senna em McLaren-Honda, obteve a pole-position, realizou a volta mais rápida e liderou a corrida até à 33ª volta, altura em que o seu carro começou a ter problemas eléctricos que o obrigaram a desistir e a entregar a vitória ao seu companheiro de equipa, Alain Prost. Devido ao elevado calor, foram muitos os pilotos que abandonaram com problemas mecânicos nos seus carros, o que foi aproveitado por Eddie Cheever que assim conseguiu um brilhante 3º lugar na sua cidade natal.
Em 1990, o Grande Prémio dos Estados Unidos, disputado em Phoenix, foi a primeira corrida da temporada. Realizada em Março, a prova inaugural do campeonato foi dominada pelos dois pilotos da McLaren-Honda. Gerhard Berger começou por realizar a pole-position e obteve a volta mais rápida. Na corrida, Ayrton Senna assumiu a liderança na 35ª volta, quando ultrapassou o Tyrrell-Ford de Jean Alesi, e conquistou a sua 21ª vitória, tornando-se no piloto brasileiro com mais vitórias na F1. 
Em 1991, Phoenix voltou a inaugurar o campeonato. Ayrton Senna voltou a dominar, realizou a pole-position com mais de um segundo de vantagem para o segundo qualificado, o Francês Alain Prost em Ferrari, e na corrida liderou todas as 81 voltas e conquistou a vitória, a sua 27ª. 
Apesar de Phoenix ainda ter contrato para realizar mais duas corridas, em 1992 e 1993, Bernie Ecclestone cancelou a prova, com o argumento de que os organizadores não foram capazes de colocar vinte mil lugares em posições onde os espectadores conseguissem ver mais do que uma pequena parte da corrida. Foi o adeus definitivo da F1 a Phoenix.
Em Maio de 2019, Eric Schultz, um residente local, encomendou ao artista plástico, Mallory Dawn, uma pintura de um mural de Ayrton Senna na Avenida Central, a cerca de 1 quilómetro a sul do circuito, para homenagear as duas vitórias do piloto brasileiro. O mural retrata Ayrton Senna a olhar para o norte em direção à antiga localização da pista.
Nos três anos em que Phoenix recebeu a F1, a equipa McLaren venceu as três provas. Ayrton Senna ganhou por duas vezes.

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