16 de março de 2022

EAGLE MK1

 

O Eagle MK1, ou Eagle T1G, como era habitualmente referido, competiu no Campeonato do Mundo de F1 na década de sessenta.
Em 1964, Dan Gurney e Carroll Shelby fundaram a equipa All American Racers, que começou por competir em corridas nos Estados Unidos. Dois anos depois e motivado por Jack Brabham e Bruce McLaren, que conduziam carros das suas próprias equipas, Dan Gurney decidiu disputar o Campeonato do Mundo de F1 também com um carro da sua equipa. 
Gurney e Shelby contrataram o antigo projetista da Lotus, Len Terry, que tinha desenhado o Lotus 38, o carro vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 1965. 
O Eagle T1G, foi construído em magnésio e titânio e era equipado com um motor Weslake V12 com quatro válvulas por cilindro. O carro que apresentava uma pintura azul escura, uma abertura do radiador frontal com lábios brancos e uma faixa central em branco que percorria toda a extensão central do monolugar, tornava-o um dos mais belos carros de F1 da época. Apesar de ter uma agradável aparência o Eagle T1G sofria de graves problemas de fiabilidade, no entanto era bastante rápido, devido à sua aerodinâmica avançada e ao baixo peso.
Dan Gurney levou o Eagle T1G à vitória no Grande Prémio da Bélgica em 1967, com uma vantagem de mais de um minuto para o segundo classificado e tornou-se no primeiro piloto norte-americano a vencer uma corrida de F1, num carro americano da sua própria equipa. 
Apesar de ser normalmente mencionado por Eagle T1G, Dan Gurney disse que essa nunca foi a designação oficial do monolugar, mas sim Eagle Mark I. 
Ainda que tenha vencido apenas uma corrida de F1, o Eagle MK1 ou T1G, foi um dos mais belos carros da história da F1.

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