14 de outubro de 2020

WOLFGANG VON TRIPS


Wolfgang Alexander Albert Eduard Maximilian Reichsgraf Berghe von Trips, nasceu no dia 4 de Maio de 1928 em Colónia, Alemanha.
Descendente de uma família nobre, o último de uma das mais antigas linhagens nobres do Niederrhein. Os seus pais, que moravam no castelo Burg Hemmersbach, queriam que Wolfgang estudasse agricultura e depois, gerisse uma grande empresa familiar.
Durante os seus estudos, von Trips disputou várias corridas em Nurburgring, mas as suas ambições tiveram que ficar adiadas por causa da Segunda Guerra Mundial. Wolfgang sabia escrever latim, falar francês, italiano e aprendeu inglês com os soldados americanos que ocupavam o castelo da família. Logo após a guerra, obteve a licença de motorista e começou a percorrer as terras da sua família com uma moto BMW 500. Os seus pais tudo fizeram para o convencer a não seguir uma carreira de piloto, mas Wolfgang estava decidido.
Em 1953, quando tinha 25 anos, disputou a sua primeira corrida, com o pseudónimo de Alex Linther, ao volante de um VW Carocha. No ano seguinte comprou um Porsche e terminou em segundo lugar na classe GT1.5 na Mille Miglia de 1954. Nesse ano, Alfred Neubauer, o ilustre gerente de equipa Mercedes, reconheceu o talento que von Trips possuía e ofereceu-lhe uma vaga na equipe em 1955, estabelecendo assim um caminho para a Fórmula 1 com o fabricante alemão, mas após o desastre de Le Mans em 1955, onde 82 espectadores morreram, a Mercedes desistiu de todas as actividades de corrida, incluindo a Fórmula 1. Wolfgang voltou para a Porsche e no ano de 1956 correu em Le Mans, tendo terminado a prova em 5º lugar.
Wolfgang teve que lidar também com os seus problemas de saúde. Além de ter meningite, estava parcialmente surdo e o seu rosto algumas vezes ficava paralisado, tinha diabetes e por isso, comia sempre antes das corridas.
Em 1956 foi contratado por Enzo Ferrari para ingressar na equipa italiana e participar no Grande Prémio de Itália. Durante os treinos, a direcção do Ferrari partiu e despistou-se, com o carro a bater nas árvores da Curva Grande. Wolfgang partiu um braço e adiou a sua estreia na F1.
O Grande Prémio da Argentina de 1957 foi o arranque da sua carreira na Formula 1, tendo terminado a corrida em 6º lugar. Nesse ano, disputou ainda o Grande Prémio do Mónaco, onde desistiu com problemas de motor a dez voltas do fim, e participou no Grande Prémio de Itália, prova em que terminou no 3º lugar, sendo o melhor dos Ferrari. Ainda nesse ano, Wolfgang também disputou a última Mille Miglia, onde terminou em segundo lugar.
Nos dois anos seguintes, Wolfgang von Trips, foi mais piloto parcial da Ferrari e apenas participou em sete provas.
Em 1960, com 32 anos, já era um piloto experiente e foi promovido a piloto principal na Ferrari, juntamente com Phil Hill.
No ano de 1961, Wolfgang era um dos principais candidatos ao título de Campeão Mundial. Venceu o Grande Prémio da Holanda e o Grande Prémio de Inglaterra e terminou em segundo na Bélgica e na Alemanha. Wolfgang chegou ao Grande Prémio de Itália a saber que um terceiro lugar na prova lhe daria a vitória no campeonato. No domingo os carros alinharam na grelha com o Ferrari de von Trips na pole-position, mas um mau arranque fê-lo perder várias posições e caiu para o quinto lugar, atrás do Lotus de Jim Clark. Von Trips passou Clark a meio da segunda volta, na saída da curva Lesmo, mas o Lotus do piloto escocês era mais rápido em recta, na entrada da Curva Parabólica, os dois lutaram para se posicionar, mas os dois carros embateram e o Ferrari voou sobre a parte superior do aterro e da vala de protecção dos espectadores, provocando a morte de 14 pessoas, voltando a estatelar-se mesmo à beira do circuito. O Lotus de Clark deu várias voltas no ar até se deter na pista, com o piloto a sair ileso, mas von Trips foi projectado do seu carro e morreu pelos ferimentos letais junto da pista.
Wolfgang von Trips disputou 27 provas, venceu por 2 vezes, obteve 6 pódios e alcançou 1 pole-position, tendo conquistado 56 pontos.

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