7 de junho de 2020

JO RAMÍREZ


Joaquín Ramírez Fernández, mais conhecido por Jo Ramírez, nasceu no dia 20 de Agosto de 1941 na Cidade do México, capital do México.
Depois de ter estudado engenharia mecânica na Universidade Nacional Autónoma do México, Jo Ramírez começou a disputar corridas de karting, onde conheceu e travou amizade com o piloto mexicano Ricardo Rodriguez.
No início dos anos sessenta, Rodriguez viajou para a Europa para seguir a carreira em automobilismo e Jo Ramírez decidiu acompanhar o seu amigo. Para isso, pediu ao pai de um amigo que trabalhava no governo, para lhe conseguir um bilhete de avião até Nova Iorque, depois comprou, por 200 dólares, uma passagem em classe turística no Navio Queen Elizabeth, de Nova Iorque até Southampton, de seguida foi de boleia desde Inglaterra até Itália. Em terras italianas Jo Ramírez e Ricardo Rodríguez conheceram o piloto argentino Juan Manuel Fangio e foi o penta-campeão mundial que ajudou Jo Ramírez a ingressar na Maserati, sucedeu-se a Lamborghini e também os protótipos com o Ford GT40 e o Porsche Gulf 917.
Em 1967 Jo Ramírez entrou no mundo da F1 através da equipa Eagle, fundada pelos pilotos norte-americanos Dan Gurney e Carroll Shelby. Em 1972 mudou para a Tyrrell onde assumiu as funções de engenheiro e chefe de equipa. Depois passou pela ATS, Shadow, Theodore e Copersucar, a equipa que Emerson Fittipaldi fundou juntamente com o seu irmão Wilson.
Em 1983 ingressou na McLaren como Coordenador. Foi na equipa chefiada por Ron Dennis, que Jo Ramírez viveu os melhores anos da sua vida desportiva. A McLaren transformou-se numa equipa vitoriosa, que contou sempre com grandes pilotos e Jo Ramírez conviveu de perto e tornou-se amigo pessoal de Alain Prost, Gerhard Berger, David Coulthard, Mika Hakkinen, mas especialmente de Ayrton Senna.
Em 2001, Jo Ramírez decidiu deixar a F1. Na penúltima corrida da temporada, o Grande Prémio dos Estados Unidos, os pilotos da McLaren, David Coulthard e Mika Hakkinen ofereceram-lhe uma moto Harley-Davidson.
Jo Ramírez esteve mais de 40 anos ligado ao automobilismo e mais de 30 na F1 onde se tornou um dos nomes mais respeitados do paddock.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

A lembrança que tenho do Ramirez é com os irmãos Fittipaldi e depois na McLaren... uma figura prá lá de especial no circo da F-1...