5 de junho de 2022

MOSPORT

 

O Circuito de Mosport Park é um autódromo canadiano de automobilismo, localizado no Município Regional de Clarington, a norte de Bowmanville, Ontário.
Em 1958, o British Empire Motor Club, discutiu pela primeira vez os planos para a construção de um circuito e formou um comité de desenvolvimento para estudar e fazer uma seleção de terrenos onde pudesse nascer uma pista de automóveis. No verão desse mesmo ano, foi sinalizada uma propriedade com cerca de 182 hectares, perto de Bowmanville.
Com os planos a avançar em bom ritmo, foi criada a Mosport Limited, uma empresa que ficou encarregue de organizar e construir o circuito. Em 1960, Alan Bunting, um dos diretores da Mosport, projetou a pista, usando da melhor forma os contornos do terreno. Durante a construção, Stirling Moss, que estava de passagem por Toronto, foi convidado a visitar as obras do circuito e sugeriu mudanças na curva 5, que estava prevista ser um gancho mas por sugestão de Moss passou a ser duas curvas direitas de 90 graus, que no entender do piloto britânico, iriam tornar aquele sector da pista mais desafiante. As curvas ficaram até aos dias de hoje como as Curvas Moss.
Atrasos nas obras devido a falhas no planeamento e também a chuvas fortes, obrigaram a custos que não estavam delineados e quando o circuito ficou concluído, em Maio de 1961, o orçamento estipulado de 250 mil dólares quase que duplicou.
No dia 25 de Junho realizou-se a primeira grande corrida no novo circuito, a Player´s 200, uma prova de carros desportivos e que foi vencida por Stirling Moss ao volante de um Lotus 19.
No dia 27 de Agosto de 1967, o Circuito de Mosport sediou o primeiro Grande Prémio do Canadá a contar para o Campeonato do Mundo de F1. Jim Clark, em Lotus-Ford, obteve a pole-position e a volta mais rápida na corrida, mas foi Jack Brabham, aos comandos de um Brabham-Repco, que conquistou a vitória na frente do seu companheiro de equipa, Denny Hulme e de Dan Gurney que terminou no 3º lugar.
Mosport alternou com o circuito de Mont-Tremblant a organização do Grande Prémio do Canadá nos anos seguintes, mas a partir de 1971 e até 1977, Mosport recebeu sempre a F1, com excepção do ano de 1975 em que não se disputou a prova canadiana.
Em 1969, a equipa Brabham dominou por completo através de Jacky Ickx que conquistou a pole-position, a volta mais rápida e a vitória. Nos dois anos seguintes, foi Jackie Stewart, em Tyrrell-Ford, que se impôs a todos os outros. Em 1973, 1974 e 1976, a McLaren foi a equipa triunfante, com Peter Revson, Emerson Fittipaldi e James Hunt, respectivamente. Jody Scheckter, em Wolf-Ford, foi o vencedor do último Grande Prémio do Canadá que se correu em Mosport, corrida onde Gilles Villeneuve se estreou na Ferrari.
Apesar de não receber corridas de F1 à mais de quarenta anos, Mosport sempre se manteve em atividade, organizando provas de automobilismo e também de motociclismo. O circuito, que teve vários proprietários, foi sempre melhorado e renovado para acompanhar os padrões de segurança impostos tanto pela FIA como pela FIM. Apesar de ter sido alvo de várias modificações, o desenho da pista manteve-se inalterado desde a sua criação, o que torna o circuito de Mosport um dos mais antigos do mundo. 

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