8 de setembro de 2021

TONY SOUTHGATE

 

Anthony Southgate nasceu no dia 25 de Maio de 1940 em Coventry, Inglaterra.
Foi durante o seu curso de engenharia que começou a interessar-se pelo desporto automóvel. Aos 22 anos aceitou o convite de Eric Broadley para trabalhar na Lola Cars. Tony Southgate adquiriu bastante experiencia na área de design automobilístico desportivo enquanto estava na Lola, pois esteve envolvido no projeto do monolugar Mk4A de F1, no carro de Sport T70 e ainda em chassis de Formula Indy.
Na segunda metade da década de sessenta, Dan Gurney, contratou Tony Southgate para projetar os carros da sua equipa. Durante esse período, o destaque vai para o carro com que Bobby Unser venceu as 500 Milhas de Indianápolis em 1968.
Em 1969, Southgate regressou a Inglaterra e ingressou na equipa BRM. Em 1970, com o carro desenhado por Southgate, o P153, a BRM voltou às vitórias, o que não acontecia desde 1966, vencendo o Grande Prémio da Bélgica com Pedro Rodríguez ao volante.
No ano seguinte, o BRM P160, foi muito mais competitivo. Ganhou na Áustria com Jo Siffert, que também obteve a pole-position, e em Itália com Peter Gethin. No Campeonato Mundial de construtores a BRM ficou em 2º lugar.
Em 1972 o carro desenhado por Southgate não era tão competitivo como o modelo anterior e apenas a vitória de Jean-Pierre Beltoise no Mónaco acabou por se destacar. Ainda durante esse ano, Southgate deixou a BRM. Mas o projectista britânico não ficou durante muito tempo parado. No final do ano, Don Nichols, fundador da Shadow Racing Cars, procurou Tony Southgate para projetar um carro de F1 para a sua equipa entrar no Campeonato do Mundo de 1973. 
Southgate projetou o primeiro monolugar de F1 da equipa no seu escritório, em Lincolnshire, para onde se tinha mudado para ficar mais perto da fábrica da BRM. No entanto acabou por transferir todo o material para os Estados Unidos, para as instalações da Shadow. Durante três anos, Southgate desenhou os monolugares da Shadow. Os carros eram rápidos mas sofriam de falta de fiabilidade. Quatro pódios, todos com o 3º posto e três pole-positions foram o que a Shadow conseguiu nessas temporadas. 
No final de 1975, a retirada do principal patrocinador da Shadow, a UOP, levou Southgate a mudar-se para a Lotus, onde trabalhou ao lado de Peter Wright no Lotus 77 e Lotus 78, até meados de 1977.
Depois da Lotus, Tony Southgate voltou para a Shadow, mas deixou a equipa novamente no final de 1977, junto com Franco Ambrosio, Alan Rees, Jackie Oliver e Dave Wass para formar a Arrows. O primeiro carro da Arrows, o FA1, era idêntico ao Shadow DN9, que Southgate tinha projetado quando o estava na equipa norte-americana. A equipa Shadow processou com sucesso a Arrows por violação de seus direitos autorais e o Arrows FA1 foi declarado ilegal por um tribunal inglês em Julho. Southgate antecipando esse desfecho já tinha concluído um projeto alternativo chamado Arrows A1, que foi rapidamente produzido. 
Tony Southgate também projetou o Arrows A2 e A3, antes de deixar a equipa em 1980.
No ano seguinte começou a trabalhar na equipa Theodore Racing e projetou o TY01 que foi usado na temporada de 1981.
Quando a Theodore foi incorporada na equipa Ensign no final de 1982, Southgate e John Thompson fundaram uma consultoria de design chamada, Auto Racing Technology, que trabalhou para a Ford em dois grandes projetos, incluindo o desenvolvimento do Ford RS200.
Em 1983, Tony Southgate projetou o seu último carro de F1, o Osella FA1E. O projeto foi severamente restringido, já que a Osella Squadra Corse não tinha recursos financeiros para construir um chassis totalmente novo, forçando Southgate a adaptar a caixa de velocidades e a suspensão traseira do carro anterior para instalar um novo motor da Alfa Romeo.
Após o trabalho no Ford RS200, em 1984, Southgate mudou-se para a Tom Walkinshaw Racing, onde chefiou o projeto do Jaguar XJR-9 e XJR-12, com que a equipa britânica venceu o Campeonato Mundial de Resistência em 1987, 1988 e 1991, e as 24 horas de Le Mans em 1988 e 1990. O XJR-9 também correu na América do Norte no IMSA GT Championship. Ganhou na sua estreia nas 24 horas de Daytona em 1988 e na corrida final da temporada em Del Mar.
Depois da Jaguar, Tony Southgate trabalhou sempre em carros de endurance, tendo passado pela Toyota, Ferrari, Lister, Nissan e Audi.
Tony Southgate é o único projectista que detém o título da Tripla Coroa, com a vitória dos carros que desenhou no Grande Prémio do Mónaco, nas 500 Milhas de Indianápolis e nas 24 Horas de Le Mans.

Sem comentários: