21 de abril de 2021

PHIL HILL

 

Philip Toll Hill Junior, mais conhecido por Phil Hill, nasceu no dia 20 de Abril de 1927 em Miami, Estados Unidos.
Com apenas dois anos de idade foi junto com a sua família viver para Santa Mónica, na Califórnia, onde estudou gestão na Universidade do Sul da Califórnia entre 1945 e 1947.
Depois de deixar os estudos começou a trabalhar numa oficina especializada na restauração de carros antigos. Poucos meses depois, disputou a sua primeira corrida com um MG em Pebble Beach. Depois de ter corrido em provas de resistência, como os 1000 Quilómetros de Buenos Aires, as 12 Horas de Sebring, a Carrera Panamericana e as 24 Horas de Le Mans, Phil Hill começa a interessar-se cada vez mais pelas corridas de monolugares.
No Grande Prémio de França de 1958, Phil Hill estreou-se na F1 ao volante de um Maserati privado da equipa de Jo Bonnier. Um mês depois e com a morte de Peter Collins, Hill foi chamado por Enzo Ferrari para substituir o malogrado piloto britânico. Depois de um 9º lugar na Alemanha, Phil Hill conquistou o seu primeiro pódio no Grande Prémio de Itália com um brilhante 3º lugar, a mesma posição que ocupou no Grande Prémio de Marrocos, terminando o campeonato na nona posição.
Em 1959 conseguiu dois 2ºs lugares em França e Itália. No campeonato garantiu a quarta posição final, totalizando duas dezenas de pontos.
No ano de 1960 Phil Hill conquistou a sua primeira vitória na F1 no Grande Prémio de Itália, sendo também o ultimo triunfo de um carro com motor dianteiro, numa temporada em que foi ainda 3º classificado no Grande Prémio do Mónaco. No final do campeonato somou 16 pontos e o quinto lugar.
Em 1961 Hill ganhou na Bélgica, depois do 2º lugar na Holanda e do 3º no Mónaco, o que deixou o piloto norte-americano no comando do campeonato, com mais um ponto que o seu companheiro de equipa, Wolfgang von Trips. Mas nem o 2º posto em Inglaterra e o 3º lugar na Alemanha chegaram para assegurar a liderança do campeonato quando a F1 chegou a Monza para disputar o Grande Prémio de Itália. Hill ganhou a corrida, mas o triunfo foi agridoce, pois von Trips morreu num acidente logo no início da prova. Phil Hill sagrou-se Campeão do Mundo e a Ferrari decidiu não participar na última corrida nos Estados Unidos, o que privou Hill de correr perante o seu público já coroado com o título de campeão.
Em 1962 Phil Hill conseguiu três pódios, com o resultado mais expressivo a ser o 2º lugar no Grande Prémio do Mónaco. No final do ano deu por terminada a sua ligação à Ferrari.
No ano seguinte ingressou na equipa ATS, criada por ex-engenheiros da Ferrari, durante a grande paralisação de 1961. Hill não conseguiu pontuar uma única vez durante toda a temporada.
Em 1964 mudou-se para a Cooper mas apenas conseguiu 1 ponto com o 6º lugar no Grande Prémio de Inglaterra. 
No ano seguinte Hill ingressou na equipa oficial da Ford para proceder ao desenvolvimento do GT 40.
Em 1966 participou na sua última corrida de F1, o Grande Prémio de Itália em Monza, com o Eagle-Climax da equipa de Dan Gurney, mas Hill não se classificou e retirou-se da F1.
No ano de 1967 colocou um ponto final na sua carreira desportiva, numa temporada em que venceu as 6 Horas de Brands Hatch ao volante de um Chaparral. 
Phil Hill correu nas 24 Horas de Le Mans entre 1953 e 1967, vencendo a mítica corrida em 1958, 1961 e 1962, ao volante de um Ferrari. Participou nas 12 Horas de Sebring entre 1953 e 1966, conquistando o 1º lugar em 1958, 1959 e 1961, também com um Ferrari.
Phil Hill esteve 8 temporadas na F1. Disputou 47 Grandes Prémios, conquistou 3 vitórias, 6 pole-positions, 6 voltas mais rápidas e 16 pódios. Sagrou-se Campeão Mundial de Pilotos em 1961.
Phil Hill morreu no dia 28 de Agosto de 2008. 

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