19 de abril de 2020

ESTORIL


Em 1984, o circo da F1 chegava pela primeira vez ao Autódromo do Estoril.
Inaugurado no dia 16 de Junho de 1972, o circuito surgiu por iniciativa da empresária Fernanda Pires da Silva. O projecto foi da responsabilidade do arquitecto brasileiro Ayrton Lolô Cornelsen que também tinha desenhado o autódromo de Luanda.
Entre 1984 e 1996 o Grande Prémio de Portugal foi disputado no circuito do Estoril onde tiveram lugar provas e momentos que ficaram na história da F1.
Em 1984 o austríaco Niki Lauda sagrou-se Tri-Campeão Mundial. No ano seguinte, Ayrton Senna obteve a sua primeira pole-position e também a primeira vitória na F1. Foi no muro das boxes do circuito do Estoril que em 1986 foi tirada uma das mais famosas fotos da F1, com Ayrton Senna, Alain Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet sentados lado a lado no muro das boxes. Em 1987 Alain Prost venceu a corrida e alcançou a sua 28ª vitória na F1 e assim quebrou o recorde de vitórias de Jackie Stewart. A edição de 1989 ficou marcada pela primeira pole-position de Gerhard Berger em Ferrari, mas também pela manobra ilegal de Nigel Mansell nas boxes que lhe valeu a desclassificação, por várias voltas Mansell ignorou a mostragem da bandeira preta, até que na 48ª volta bateu no McLaren-Honda de Ayrton Senna numa tentativa de ultrapassagem impossível o que colocou os dois pilotos fora de prova. Em 1990 a corrida foi interrompida na 61ª volta, faltando 10 para o final, na sequência do acidente de Alex Caffi na curva do Tanque. Em 1992 ficou na memória o assustador acidente de Riccardo Patrese na recta da meta, quando o seu Williams-Renault bateu na traseira do McLaren-Honda de Gerhard Berger e levantou voo, acabando por cair com estrondo no chão a arrastar-se junto ao muro das boxes por mais uns cem metros, Patrese saiu incólume do carro e Berger continuou em corrida. Em 1993 Alain Prost terminou a prova em segundo lugar e conquistou o título de Campeão do Mundo pela quarta vez na sua carreira. Em 1994 o circuito sofreu uma alteração do traçado com a introdução de uma variante a substituir a curva do Tanque, por questões de segurança e que reduziu bastante os tempos por volta. Em 1996 o canadiano Jacques Villeneuve venceu a corrida depois de uma bela ultrapassagem na Parabólica por fora a Michael Schumacher.
Nos treze anos que o Autódromo do Estoril recebeu a F1, Alain Prost e Nigel Mansell foram os pilotos que mais vezes venceram, com três vitórias cada um. A equipa britânica Williams alcançou seis triunfos.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

Paulo Moreira,

boa noite

obrigado pelo convite. Parabéns pelo blog. Desejo-lhe sucesso desde já e que possamos "trocar" figurinhas por aqui também...

Grande abraço!!!