21 de julho de 2021

LUIGI MUSSO

 

Luigi Musso nasceu no dia 28 de Julho de 1924 em Roma, Itália.
Filho de uma família rica, Luigi era o mais novo de três irmãos e foi por influência deles que se apaixonou pelo automobilismo quando ainda era criança. Pouco depois de começar a conduzir, comprou um Giannini Topolino para disputar algumas corridas. 
Em 1952, um dos seus irmãos ofereceu-lhe um Stanguellini e foi com esse carro que se destacou ao ponto de ser contratado pela Maserati em 1953, ano em que se sagrou campeão italiano de Sport Protótipos.
Foi também em 1953 que Musso se estreou no Campeonato do Mundo de F1, no Grande Prémio de Itália, com a Maserati, terminando a corrida no 7º lugar.
Em 1954, Luigi Musso começou a temporada a conseguir o 7º lugar para a grelha de partida do Grande Prémio da Argentina, mas problemas com o motor do seu Maserati, impediram-no de participar na corrida. O piloto italiano voltou a disputar as duas últimas provas do campeonato, em Itália e Espanha. Depois de desistir em Monza, obteve o 2º lugar no circuito de Pedralbes, nas ruas de Barcelona, e assim conquistou os seus primeiros pontos e o seu primeiro pódio na F1.
No ano de 1955, Musso continuou com a Maserati e pela primeira vez disputou todas as corridas do campeonato, com a excepção das 500 Milhas de Indianápolis que na década de cinquenta integravam o Campeonato Mundial de F1. A temporada não foi brilhante, pois das seis corridas do campeonato, Musso apenas pontuou em duas, foi 3º na Holanda e 5º em Inglaterra.
Em 1956, Luigi Musso ingressou na Ferrari e iniciou da melhor maneira a temporada ao conquistar a vitória no Grande Prémio da Argentina, o seu primeiro e único triunfo na F1, uma vitória que dividiu com Juan Manuel Fangio pois o piloto argentino usou o Ferrari de Musso após a 29ª volta. Nessa temporada, o piloto italiano disputou mais três corridas (Mónaco, Alemanha e Itália), mas desistiu em todas. 
Em 1957, Musso disputou seis corridas e pontuou em três. Foi 2º em França e Inglaterra, e 4º na Alemanha. Terminou o campeonato na 3ª posição e somou 16 pontos, sendo essa a sua melhor temporada de sempre.
No ano de 1958, Musso teve como companheiros de equipa os britânicos Mike Hawthorn e Peter Collins, que também foram os seus principais adversários nesse ano. O piloto italiano começou o campeonato com dois 2ºs lugares na Argentina e no Mónaco. Depois de ter sido 7º na Holanda e de ter desistido na Bélgica, Musso chegou ao Grande Prémio de França na 3ª posição no campeonato, dois pontos atrás de Hawthorn e com menos cinco do que Stirling Moss. Musso conseguiu o 2º lugar na grelha de partida, a apenas sete décimos de Mike Hawthorn e na corrida pressionou o seu companheiro de equipa durante nove voltas, até se despistar na curva Gueux, com o seu Ferrari a capotar. Musso foi transportado para o hospital com graves ferimentos na cabeça e pescoço e acabou por morrer poucas horas depois. O italiano foi o primeiro piloto da Ferrari a morrer numa corrida. Logo após o anúncio da sua morte, Juan Manuel Fangio decidiu retirar-se da F1.
Musso sempre competiu com um capacete amarelo, o que terá influenciado Enzo Ferrari a produzir carros de estrada com carroceria amarela.
Luigi Musso esteve 6 anos na F1. Disputou 24 Grandes Prémios. Conquistou 1 vitória, 1 volta mais rápida e 7 pódios.

Sem comentários: