25 de janeiro de 2023

AURÉLIO LAMPREDI

 

Aurélio Lampredi nasceu no dia 16 de Junho de 1917 em Livorno, Itália.
Depois de ter completado o ensino básico, Lampredi deixou de lado o seu sonho de frequentar o conservatório e se tornar maestro, para seguir a carreira de projetista, tendo-se formado no Instituto Profissional Técnico de Friburgo, na Suíça. 
Depois de deixar os estudos trabalhou nos estaleiros de Livorno, mas aos 20 anos de idade foi contratado pela Piaggio, o fabricante da Vespa, e onde Lampredi foi contagiado pelo gosto dos motores. Pouco tempo depois mudou-se para a Isotta Fraschini, uma empresa que produzia carros de luxo, camiões e motores para barcos e aviões. Foi depois contratado pela Reggiane, para projectar os motores dos caças durante a Segunda Guerra Mundial. 
Em Setembro de 1946, Aurélio Lampredi mudou-se para a Ferrari onde permaneceu até 1947. Após disputas acaloradas com os então projectistas Giuseppe Busso e Gioachino Colombo, Lampredi decidiu deixar a marca de Maranello para ingressar na milanesa Isotta Fraschini, garantindo a sua vontade de retornar à Ferrari, quando as condições para trabalhar de forma independente estivessem reunidas. Sete anos mais tarde, Lampredi retornou a Maranello, pois Busso voltou à Alfa Romeo e Colombo tinha iniciado um estúdio profissional que prestava consultoria à Alfa e à Ferrari.
Lampredi dedicou-se a desenvolver as evoluções do primeiro motor de 12 cilindros. Este motor, ao contrário do motor V12 desenhado por Gioachino Colombo, nasceu com uma cilindrada de 4500cc (375cc de cilindrada) e depois foi reduzido também para 3000cc. Este motor tinha várias peculiaridades técnicas, em primeiro lugar as camisas de cilindro aparafusadas na cabeça. Este tipo de arquitetura permitiu não usar juntas na cabeça do cilindro e aumentar consideravelmente a taxa de compressão (8,5: 1 no primeiro Ferrari 250 Europe ).
Em 1951, no Grande Prémio de Inglaterra, disputado no circuito de Silverstone, o motor de 4.500cc deu à Ferrari a sua primeira vitória na F1, montado no Tipo 375 pilotado por José Froilán González . Anteriormente, Lampredi também havia projetado um 3.300cc e um 4.100cc.
No ano seguinte, Lampredi dedicou-se ao desenvolvimento do Ferrari Tipo 500, que deu à Scuderia dois títulos mundiais, com o piloto Alberto Ascari, em 1952 e 1953.
Em 1955, a Ferrari contratou o projectista de motores Vittorio Jano e Aurélio Lampredi deixou a empresa e rumou à Fiat, dedicando-se ao desenvolvimento e design de motores para os carros de grandes séries produzidos pela empresa sediada em Turim naqueles anos. Lampredi foi um dos melhores engenheiros que trabalhou para a Fiat, pois deu origem a gerações de motores particularmente apreciados pelas suas características de potência, robustez e longevidade.
Entre 1973 e 1982, Lampredi foi o Chefe de Departamento de Corrida da Fiat-Abarth no Campeonato do Mundo de Rali, vencendo o título de Campeão em 1977, 1978 e 1980. 
No final do ano de 1982, Lampredi aposentou-se. 
Aurélio Lampredi morreu no dia 1 de Junho de 1989 em Livorno. 

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