18 de dezembro de 2022

VANWALL VW5

 

O Vanwall VW5 foi o quarto monolugar de F1 da equipa britânica Vanwall.
Projetado por Colin Chapman em colaboração com Frank Costin, um especialista em aerodinâmica, o Vanwall era impulsionado por um motor de quatro cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote, injeção de combustível, 2.490 cc e 262 cv a 7.500 rpm. A distância entre eixos era de 90 polegadas e o peso do monolugar, vazio, era aproximadamente de 635 quilos. 
O Vanwall VW5 estreou-se no Grande Prémio do Mónaco de 1957 com os pilotos ingleses, Stirling Moss e Tony Brooks ao volante, e logo na sua primeira prova o VW5 terminou a corrida no 2º lugar, através de Brooks.
No Grande Prémio de Inglaterra em Aintree, o Vanwall VW5 conquistou a primeira vitória na F1, sendo o triunfo atribuído aos seus dois pilotos. Stirling Moss liderava a corrida, mas na 20ª volta o motor do Vanwall começou a falhar. Moss entrou na box para uma rápida reparação, mas a situação manteve-se, assim Brooks foi chamado a box para entregar o seu carro a Stirling Moss que venceu a prova. Foi a primeira vez que um carro britânico ganhou um Grande Prémio e também o primeiro triunfo de um carro e piloto inglês no Grande Prémio de Inglaterra. Moss ainda venceu o Grande Prémio de Pescara e depois levou o seu Vanwall à vitória no Grande Prémio de Itália em Monza, onde derrotou os Ferrari e os Maserati na sua própria casa.
Em 1958 a Federação Internacional de Automobilismo criou o Campeonato Mundial de Construtores. Nesse ano o Vanwall VW5 foi ainda mais dominante e venceu seis provas, três para Stirling Moss (Holanda, Portugal e Marrocos), e três para Tony Brooks (Bélgica, Alemanha e Itália). No final da temporada a Vanwall venceu pela primeira vez o título de Campeão Mundial de Construtores. No entanto Moss perdeu o título de pilotos para Mike Hawthorn da Ferrari pela diferença de 1 ponto. O último Grande Prémio do ano ficou marcado pelo acidente mortal de Stuart Lewis-Evans. Abalado com a morte do seu piloto, Tony Vandervell, cuja saúde já não era a melhor, decidiu desistir da F1 com o sentimento de dever cumprido, pois o seu Vanwall VW5 foi o último carro de Grande Prémio com motor dianteiro mais bem sucedido e o mais rápido de todos os tempos.

2 comentários:

S. Carvalho disse...

1400 Kgs? Um pouco (muito) pesado de mais, não?

Paulo Moreira disse...

Caro S. Carvalho.
Realmente o peso do carro estava errado e já foi corrigido.
Obrigado pelo reparo.
Abraço.