15 de julho de 2020

DONINGTON PARK


O Autódromo de Donington Park foi o primeiro circuito permanente em Inglaterra.
A pista que fica localizada junto à vila de Castle Donington, a cerca de 24 quilómetros de Nottingham, no condado de Leicestershire.
No ano de 1931, Fred Craner, um ex-motociclista, proprietário de uma oficina de mecânico na cidade de Derby e secretário da Derby & Distrit Motor Club, convenceu o vereador John Gillies Shields, dono da Mansão Donington Hall, a usar algumas das extensas estradas da propriedade para fazer um circuito e poder competir. Assim nasceu a primeira pista, que tinha uma extensão de 3.518 quilómetros.
A primeira corrida aconteceu na segunda-feira de Pentecostes de 1931, uma prova de motociclismo. Dois anos mais tarde, Craner teve permissão para construir uma pista permanente, que teve a sua extensão aumentada.
A primeira corrida de automóveis realizou-se a 25 de Março de 1933. No dia 7 de Outubro do mesmo ano, foi disputado o Donington Park Trophy, com uma corrida de vinte voltas que foi ganha por Earl Howe ao volante de um Bugatti Type 51.
Em 1935, Richard Shuttlewort, em Alfa Romeo P3, venceu o primeiro Grande Prémio de 300 milhas (480 quilómetros).
Em 1939, o circuito de Donington Park foi encerrado devido à Segunda Guerra Mundial, passando a servir de armazém para veículos militares, por ordem do Ministério da Defesa britânico.
Em 1971, o circuito foi comprado pelo empresário e coleccionador de automóveis, Tom Wheatcroft, que financiou a reconstrução da pista. Wheatcroft, transferiu a sua colecção para o circuito, e construiu um museu conhecido como, Donington Grand Prix Exhibition, inaugurado em 1973. O circuito voltou a reabrir em Maio de 1977, mantendo o mesmo desenho que tinha por altura da guerra. Em 1985, foi adicionado um novo sector à pista que passou a ficar com 4.020 quilómetros, o que permitiu a realização de provas de motociclismo e automobilismo internacionais.
Foi no Circuito de Donington Park que em 1983, no dia 19 de Julho, Ayrton Senna conduziu pela primeira vez um carro de F1, um Williams-Ford. Ainda piloto de F3 britânica, Senna completou 35 voltas e fez o tempo de 1m00,05s, estabeleceu o recorde da pista na época, cerca de um segundo mais rápido que o piloto de testes da própria equipa.
No dia 11 de Abril de 1993, o Circuito de Donington Park recebeu o Grande Prémio da Europa de F1. No sábado, com tempo limpo e sol, Alain Prost, em Williams-Renault, obteve a pole-position com o tempo de 1 minuto, 10 segundos e 458 milésimos. No domingo, a chuva e o tempo cinzento estiveram presentes durante toda a corrida. Uma corrida e sobretudo uma primeira volta, que foram a mais bela lição de Ayrton Senna de como correr na chuva.
Largando do 4º lugar da grelha de partida, Senna, ainda teve de se desviar de Michael Schumacher, que o empurrou para fora da pista, na zona da saída das boxes, o que o fez perder uma posição para Karl Wendlinger, mas depois começou o festival. Logo de seguida deixou Schumacher para trás e após a primeira curva passou Wendlinger por fora e foi para cima de Damon Hill, ultrapassando o piloto britânico na travagem para a curva McLeans, ficando apenas com Prost na sua frente, mas o francês foi incapaz de resistir ao ataque de Senna que assumiu a liderança da corrida no gancho Melbourne e abriu uma vantagem considerável, ao ponto de na volta seguinte ter 4,2 segundos de avanço e na terceira 6,7 segundos.
Ayrton Senna liderou 71 das 76 voltas da corrida, deixando o comando da prova durante 5 voltas, para Alain Prost, quando teve de parar na box para trocar de pneus.
Senna chegou a dobrar o segundo classificado, Damon Hill, mas já perto do final da corrida diminuiu o ritmo e permitiu que o piloto inglês o ultrapassasse e assim terminasse a corrida com o mesmo número de voltas do vencedor, mas a quase um minuto e meio de desvantagem.
Até aos dias de hoje, essa foi a única corrida de F1 disputada em Donington Park. Foi uma das mais brilhantes e inesquecíveis vitórias de Ayrton Senna na F1, onde realizou aquela que é considerada por grande parte dos jornalistas, chefes de equipa, pilotos, comissários, como a melhor primeira volta da história da F1.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

Donington me faz recordar de Ayrton Senna na F3... bons tempos... abs