6 de julho de 2022

DALLAS

 

O Circuito Dallas Fair Park, foi uma pista citadina de automobilismo, localizada em Dallas, nos Estados Unidos.
Na década de oitenta, as identidades máximas da cidade de Dallas reuniram esforços para organizar uma corrida de F1 que contasse para o Campeonato Mundial. Para esse efeito, foi idealizado um circuito de 3.901 metros que usava as ruas do Fair Park, um recinto de feiras que albergou a Feira Estadual de Dallas em 1886 e a Exposição do Centenário do Texas em 1936. A pista era ladeada por muros de betão em toda a sua extensão, o que não dava hipótese de erro aos pilotos.
No dia 8 de Julho de 1984, o Circuito Dallas Fair Park sediou o Grande Prémio de Dallas, a 9ª prova do Campeonato do Mundo de F1. Nigel Mansell, em Lotus-Renault, obteve a pole-position, mas na corrida foi Keke Rosberg, ao volante de um Williams-Honda, a conquistar a vitória, na frente do Ferrari de René Arnoux e do Lotus-Renault de Elio De Angelis. 
No entanto, a corrida ficou marcada por vários fatores. Desde a fraca organização da prova que concordou em disputar a corrida no início de Julho, debaixo de temperaturas acima dos 40 graus, o que originou a que partes do alcatrão, com a passagem dos carros, começa-se a desfazer, o que levou os pilotos a ameaçarem um boicote à corrida por motivos de segurança. 
Nigel Mansell, para além de ter conseguido a pole-position e ter liderado as primeiras 35 voltas, ocupava o 4º lugar, quando já com a meta à vista o seu carro parou com problemas de caixa de velocidades. Mansell saiu do carro e empurrou o Lotus-Renault até à meta, mas acabou por desmaiar. Foi prontamente socorrido e levado para o hospital do circuito. Ainda assim conseguiu 1 ponto com o 6º lugar.

Sem comentários: