26 de janeiro de 2022

KYALAMI

 

O circuito de Kyalami fica localizado nos arredores de Joanesburgo, África do Sul.
Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, um grupo local de entusiastas de automobilismo idealizaram a construção de um circuito com instalações modernas e com os níveis de segurança adequados à época.
Depois de se terem realizado alguns estudos sobre os prós e os contras que a construção de um novo circuito iria provocar e de ter sido feita uma seleção de terrenos onde a pista poderia nascer, entrou em cena Dave Marais, o presidente da câmara de Joanesburgo, que propôs um encontro entre todas as partes interessadas, o que aconteceu em Janeiro de 1961, com uma reunião a ter lugar no Kelvin Hotel em Joanesburgo. Na reunião foi criado o South African Motor Racing Club, com Francis Tucker a ser eleito presidente e Blignaut secretário do clube, e também o local escolhido para a construção do novo circuito, que acabou por ser Kyalami, a cerca de 25 quilómetros a norte de Joanesburgo.
Kyalami, que significa “minha casa”, na língua Zulu, uma das 11 línguas oficiais da África do Sul, teve as obras concluídas em Outubro de 1961. A pista de cerca de 4.104 quilómetros de extensão, teve as primeiras corridas em Novembro do mesmo ano, o Rand Spring Trophy do campeonato nacional, assim como uma corrida de endurance de nove horas, ambas com grande afluência de público nas bancadas.
Entre 1961 a 1966, Kyalami recebeu corridas de F1 mas que não contaram para o campeonato.
A 2 de Janeiro de 1967, o circuito de Kyalami recebeu pela primeira vez o Campeonato do Mundo de F1. Jack Brabham em Brabham-Repco obteve a pole-position, mas foi o mexicano Pedro Rodríguez em Cooper-Maserati a conquistar a vitória, a sua primeira na F1. 
Entre 1967 e 1985, Kyalami sediou anualmente o Grande Prémio de África do Sul, com a excepção de 1981, ano em que a corrida não fez parte do campeonato mundial.
A partir de 1986, Kyalami apenas teve provas de campeonatos nacionais e o circuito começou a ficar ultrapassado e deteriorado. A expansão urbana de Joanesburgo colocou em risco a existência da pista e em 1988 foi posto em marcha um plano para salvar o circuito. Nos anos seguintes, o circuito de Kyalami foi reconstruído e sofreu uma grande alteração no desenho da pista que passou a ter 3.888 quilómetros, uma nova reta da meta, novas boxes e um novo e moderno paddock.
Em 1990, as equipas de F1 Benetton, Brabham, Tyrrell e Williams realizaram testes em Kyalami. O novo circuito agradou a todas as equipas o que junto com o fim do apartheid e uma nova situação politica no país, levou a que fosse feito um esforço para fazer regressar a F1 a Kyalami. Nesse sentido foram feitas novas alterações na pista, principalmente na parte sul que passou a ser a nova meta, pit-lane e paddock. O circuito aumentou de extensão e passou a contar com 4.261 quilómetros.
Em Março de 1992, Kyalami foi a primeira corrida do Campeonato Mundial de F1. Nigel Mansell em Williams-Renault, dominou durante todo o fim de semana e conquistou a pole-position, a volta mais rápida da corrida e venceu a prova na frente do seu companheiro de equipa, o italiano Riccardo Patrese, Ayrton Senna em McLaren-Honda fechou o pódio.
Em 1993, o Campeonato do Mundo de F1 voltou a ter início em Kyalami e tal como no ano anterior a Williams-Renault dominou os treinos e a corrida através de Alain Prost. 
Problemas financeiros assim como a prisão do promotor da corrida por acusação de fraude ditaram o fim da F1 na África do Sul.
Apesar de ser uma pista que agradava à grande maioria dos participantes, o circuito de Kyalami ceifou a vida a dois pilotos. Em 1974, Peter Revson morreu quando realizava testes com a equipa Shadow, três anos mais tarde, o piloto galês Tom Pryce, também da Shadow, foi vítima de um dos mais violentos acidentes da história da F1 quando o piloto italiano Enrico Zorzi parou o seu carro na berma da pista com o motor a pegar fogo, dois comissários atravessaram a pista, com extintores, para apagar o fogo. O alemão Hans Stuck conseguiu evitar os dois comissários, mas Pryce que seguia imediatamente atrás de Stuck, a cerca de 280 quilómetros por hora, não teve tempo de se desviar e atropelou um dos comissários, o jovem de 19 anos Frederick Jansen van Vuuren. Com o impacto, o extintor de 18 quilos que Vuuren carregava atingiu a cabeça de Pryce, arrancando-lhe o capacete. Ambos tiveram morte imediata. O Shadow continuou a rodar já sem controlo até ao final da recta, e acabou por bater no Ligier de Jacques Laffite. 
Kyalami também teve os seus momentos de alegria. Pedro Rodríguez em 1967, Mario Andretti em 1971 e Carlos Reutemann em 1974 venceram pela primeira vez corridas de F1. Em 1983, Nelson Piquet sagrou-se pela segunda vez Campeão Mundial. Em 1984, Ayrton Senna conquistou o seu primeiro ponto na F1 com o 6º lugar na corrida. Foi também em Kyalami, no dia 1 de Janeiro de 1968, que Jim Clark ganhou a sua última prova de F1. Nas 20 edições do Grande Prémio de África do Sul disputadas em Kyalami, foram 15 os pilotos vencedores e 9 as equipas. Niki Lauda com 3 vitórias e a Ferrari com 4 triunfos, são os recordistas.

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