11 de dezembro de 2022

SEBRING

 

Sebring International Raceway, é um circuito de automobilismo localizado nos arredores da cidade de Sebring, nos Estados Unidos.
Em 1941, foi construída uma base aérea nos arredores da cidade de Sebring, no estado da Florida, meses antes dos ataques a Pearl Harbor.
No início, o complexo era composto apenas por algumas pistas e barracões, mas rapidamente foram construídos edifícios e estradas, o que tornou a base ideal para a realização de treinos para equipas de combate aéreo.
Foi da base aérea de Sebring que descolaram os grandes bombardeiros B-17, as célebres Fortalezas Voadoras, o que obrigou à construção de pistas maiores e de mais edifícios. 
Designada como Hendrick Field, para homenagear o 1º tenente Laird Woodruff Hendricks que morreu num acidente de treinos três dias depois de ter chegado a Inglaterra para combater na RAF, a base aérea viu também decolar o Consolidated B-24 Liberator e o B-29 Superfortress, até ao fim da Segunda Grande Guerra.
Terminado o conflito, a base foi desmantelada e ficou ao abandono. Anos depois, passou a ser propriedade da comuna de Sebring, que a usou como terminal de voos aéreos locais e regionais.
Em meados de 1949, Sam Collier e Bob Gegen, ambos pilotos de automobilismo, estavam a sobrevoar a região quando repararam nas pistas e decidiram aterrar para observarem o local. Logo de seguida falaram com Allen Altvater, o encarregado da pista, para saberem se era possível a realização de corridas de automóveis no local, com Altvater a deixar o assunto nas mãos do Conselho da Cidade de Sebring. Enquanto esperavam pelas respostas do Conselho, Collier e Gegen falaram da pista de Sebring a outros pilotos de automóveis, incluindo Alec Ulmann, que já tinha disputado as 24 Horas de Le Mans e que ficou entusiasmado com  a corrida francesa ao ponto de implementar esse tipo de provas nos Estados Unidos.
No final de 1950, foi disputada a primeira corrida de automobilismo na pista de Sebring, com a participação de trinta carros. A corrida, designada por: Sam Collier 6 Hour Memorial, em homenagem a Sam Collier que tinha falecido meses antes numa corrida em Watkins Glen, foi vencida por Frits Koster e Ralph Deshon ao volante de um Crosley Hotshot.
O circuito era constituído por duas gloriosas retas com 1,6 quilómetros de comprimento, interligadas pelas estradas já existentes e que foram usadas para o desenho da pista de 5.632 quilómetros de extensão.
Em 1952 e já com a pista a ter 8,356 quilómetros, o que se manteve até 1966, foram realizadas as primeiras 12 Horas de Sebring. A corrida anual de resistência mantém-se até aos dias de hoje, com excepção do ano de 1974, quando não foi disputada devido à crise de energia.
No dia 12 de Dezembro de 1959, Sebring sediou o primeiro Grande Prémio dos Estados Unidos de F1, a última prova da temporada e que decidiu o título de campeão, entre Jack Brabham, Stirling Moss e Tony Brooks.
Moss obteve a pole-position e comandou desde a partida, tendo 10 segundos de vantagem sobre Brabham na 5ª volta, altura em que a caixa de velocidades do seu Cooper-Climax deu problemas e o obrigou a desistir e a perder o título, pelo segundo ano consecutivo, na última corrida. Brabham assumiu a liderança na frente de Bruce McLaren e de Maurice Trintignant, que lutavam pelo segundo lugar, quando na última volta o carro de Brabham parou a 500 metros da meta com falta de gasolina. Ambos os perseguidores passaram por ele, com Bruce McLaren a vencer a corrida, tornando-se no mais jovem piloto a ganhar um Grande Prémio, com 22 anos, três meses e 12 dias. Brooks terminou no 3º lugar, à frente de Brabham, que empurrou o seu carro até à meta, garantindo o 4º lugar e o título de Campeão do Mundo de Pilotos, enquanto que a equipa Cooper conquistou o título de Campeão Mundial de Construtores.
Apesar de ter tido um final de corrida emocionante, o Grande Prémio dos Estados Unidos em Sebring foi um desastre financeiro, em grande parte devido à pouca afluência de público e a F1 nunca mais voltou ao Circuito de Sebring.

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