1 de maio de 2020

AYRTON SENNA


Ayrton Senna da Silva nasceu no dia 21 de Março de 1960 em são Paulo, Brasil.
Com quatro anos teve o seu primeiro kart, que foi montado pelo seu pai e que tinha o motor de um cortador de relva.
Aos treze anos passou a competir em provas oficiais de karting e em Julho desse mesmo ano conseguiu a sua primeira vitória no kartódromo de Interlagos. Em 1977 conquistou o Campeonato Sul-Américano de Karting, feito que voltou a repetir em 1980, pelo meio ganhou o campeonato brasileiro de karting em 1978, 1979 e 1980. Foi ainda Campeão Paulista em 1974 e 1975. Por duas vezes foi Vice-Campeão Mundial de Karting em 1979 e 1980.
Em 1981 viajou para Inglaterra onde passou a disputar o campeonato inglês de Formula Ford 1600 com a equipa de Ralf Firmann. Com 12 Vitórias em 20 corridas, Senna sagrou-se Campeão.
No ano seguinte foi Campeão da Europa e de Inglaterra de Formula Ford 2000, tendo vencido 22 das 27 provas disputadas. No dia 30 de Maio desse ano foi convidado para participar numa corrida de celebridades, a “Shell Super Sunbeam for Celebrities”, disputada no circuito de Oulton Park. Ayrton Senna ganhou a corrida e fez a volta mais rápida ao volante de um Talbot. Em Novembro estreou-se na Formula 3 britânica no circuito de Thruxton, onde começou por fazer a pole-position, depois a volta mais rápida e a vitória na corrida com um Ralt-Toyota. Em 1983 venceu o campeonato inglês de F3, com 13 vitórias em 21 provas. Em Novembro de 1983, ganhou o Grande Prémio de Macau. Ainda no ano de 1983, Ayrton Senna testou pela primeira vez um carro de F1 das equipas Williams, McLaren, Brabham e Toleman, impressionou todos os chefes dessas equipas, acabando por se juntar à Toleman, pois tanto a Williams como a McLaren já tinham pilotos contratados, a Brabham que era patrocinada pela italiana Parmalat, já contava com o brasileiro Nelson Piquet e queria um piloto italiano e assim acabou por sobrar a Toleman.
O Campeonato do Mundo de F1 de 1984 começou no Brasil, no Rio de Janeiro e foi também no circuito de Jacarepaguá que Ayrton Senna iniciou a sua carreira na F1. Senna conquistou o seu primeiro ponto no campeonato logo na segunda prova que disputou, em Kyalami, no Grande Prémio da África do Sul, onde terminou em 6º lugar. A primeira demonstração da sua categoria aconteceu no dia 3 de Junho no Grande Prémio do Mónaco, onde debaixo de chuva e depois de ter largado em 13º, fez um rápido progresso através das estreitas ruas de Monte Carlo. Na volta 19, passou Niki Lauda, que estava em segundo, e começou a ameaçar o líder Alain Prost, continuou por várias voltas lutando pelo primeiro lugar com seu limitado Toleman. A esta altura já chovia muito no circuito e a corrida foi interrompida na volta 31 por razões de segurança. Ayrton Senna ainda obteve mais dois pódios nessa temporada, no Grande Prémio de Inglaterra, em Brands Hatch e no Grande Prémio de Portugal, no Estoril. Ainda nesse ano de 1984, Senna participou na “Corrida dos Campeões”, ao lado de grandes nomes da F1, como Sir Stirling Moss, Jack Brabham, John Surtees, Phil Hill, Niki Lauda, James Hunt, Keke Rosberg e Alain Prost, uma prova para promover o novo Mercedes 190 E, carro que todos os pilotos usaram na corrida, uma corrida que Senna ganhou na frente de Niki Lauda.
Em 1985, Ayrton Senna passou para a equipa Lotus. Na segunda corrida do ano, o Grande Prémio de Portugal, disputado no Autódromo do Estoril, conquistou a sua primeira pole-position e também a primeira vitória na F1, numa corrida disputada debaixo de chuva. Senna conseguiu sua segunda vitória, também debaixo de chuva, no Grande Prémio da Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps. Ayrton Senna terminou a temporada em 4º lugar no Campeonato Mundial de Pilotos com 38 pontos e seis pódios (duas vitórias, dois segundos e dois terceiros lugares), além de sete pole-positions.
Em 1986, terminou o campeonato novamente no quarto lugar, com 55 pontos, oito poles-positions, seis pódios e duas vitórias em Espanha e Detroit.
1987 Foi o seu último ano com a Lotus. Senna ganhou pela primeira vez o Grande Prémio do Mónaco e ainda o Grande Prémio de Detroit. Acabou a temporada no terceiro lugar com 57 pontos, uma pole-position e oito pódios.
Em 1988 Ayrton Senna mudou-se para a McLaren onde iria ter como companheiro de equipa o francês Alain Prost. Nesse ano obteve por 13 vezes a pole-position, venceu oito vezes, terminou três vezes em 2º lugar e assim conquistou pela primeira vez o título de Campeão Mundial de Pilotos com 94 pontos.
O ano de 1989 já não foi tão feliz. Apesar das seis vitórias conquistadas não conseguiu revalidar o título e terminou o campeonato em segundo lugar. Voltou a ser o piloto com mais pole-positions alcançadas, 13.
Em 1990 e com Gerhard Berger como colega de equipa, Senna voltou a vencer por seis vezes, as outras corridas que terminou ficou por duas vezes em 2º lugar e três vezes em 3º. Conseguiu dez pole-positions e conquistou 78 pontos o que lhe valeu sagrar-se Bi-Campeão Mundial de Pilotos.
O ano de 1991 não foi muito diferente do anterior. Começou com quatro vitórias nas quatro primeiras corridas, inclusive no Grande Prémio do Brasil que Senna ganhou pela primeira vez. No total foram sete as vitórias alcançadas e oito as pole-positions obtidas. Com 96 pontos no campeonato, Ayrton Senna tornou-se Tri-Campeão Mundial.
Em 1992 o McLaren não apresentou a mesma competitividade e Senna apenas conseguiu três vitórias, terminando o campeonato em quarto lugar.
Em 1993 Ayrton Senna conseguiu vencer por cinco vezes. Ganhou o Grande Prémio do Brasil e o Grande Prémio da Europa, em Donington Park, na chuva. Esta última é frequentemente lembrada como "a corrida da volta perfeita" e uma de suas maiores vitórias na F1. Senna largou em quarto lugar, caiu para quinto na primeira curva, mas já estava no comando da corrida antes da primeira volta ser percorrida. Venceu pela sexta vez o Grande Prémio do Mónaco, o que lhe deu o recorde de vitórias no circuito de Monte Carlo, que lhe pertence até aos dias de hoje. No final da temporada obteve 73 pontos e o segundo lugar no Mundial de Pilotos. Esse ano de 1993 foi também a última vez que esteve ao serviço da McLaren. Durante esses seis anos, Ayrton Senna tornou-se no piloto mais vitorioso da equipa com 35 vitórias em 96 corridas disputadas.
O ano de 1994 iria ser bem diferente. Senna finalmente assinou com a Williams-Renault e agora estava na equipe que havia ganho os dois campeonatos anteriores com um carro muito superior a todos os outros. Depois de disputadas as duas primeiras provas do campeonato, Ayrton Senna ainda não tinha pontuado e via o alemão Michael Schumacher no comando da classificação. Na terceira corrida da temporada, o Grande Prémio de San Marino, em Imola, Senna fez a pole-position e largou para a corrida em primeiro lugar, logo à frente de Schumacher. Na sexta volta o Williams-Renault de Senna saiu em frente na curva Tamburelo e bateu violentamente no muro. A telemetria mostrou que Senna, ao notar o descontrole do carro, ainda conseguiu, nessa fracção de segundo, reduzir a velocidade de cerca de 300 km/h, para cerca de 200 km/h. Senna foi removido do Williams-Renault pelo Professor Sid Watkins, neurocirurgião de renome mundial pertencente aos quadros da Comissão Médica e de Segurança da Fórmula 1 e chefe da equipa médica da corrida, e recebeu os primeiros socorros ainda na pista, ao lado do seu carro destruído, antes de ser levado de helicóptero para o Hospital Maggiore de Bolonha onde, poucas horas depois, foi declarado morto.
Ayrton Senna esteve na F1 durante dez anos. Disputou 162 Grandes Prémios. Conquistou 41 vitórias, 65 pole-positions, 19 voltas mais rápidas e 80 pódios. Foi Campeão Mundial em 1988, 1990 e 1991.

2 comentários:

Paulo Abreu disse...

Hoje é o dia de relembrar o grande Ayrton Senna!
Merece todas as homenagens sempre.

Grande abraço e todo sucesso, xará!

Por Dentro dos Boxes disse...

Bacana a homenagem Paulo.

Abs