21 de dezembro de 2022

SHANGHAI

 

O Circuito Internacional de Xangai é um autódromo de automobilismo e motociclismo localizado no distrito de Jiading, no noroeste de Xangai, na China.
No início do novo milénio, as autoridades de Xangai decidiram avançar com a ideia de construir um autódromo com o objectivo de receber corridas do Campeonato Mundial de F1 e assim dar a conhecer ao mundo a cidade de Xangai e rivalizar com Pequim, que recebeu os Jogos Olímpicos em 2008.
Nas proximidades da Shanghai Automotive Industry Corporation, uma indústria automobilística multinacional, foi selecionado um local com cerca de 5,3 quilómetros quadrados, onde o arquiteto alemão Hermann Tilke, que já tinha desenhado a pista de Sepang na Malásia e renovado os circuitos de Zeltweg na Áustria e Hockenheim na Alemanha, ficou encarregue de projetar o circuito.
As obras iniciaram em Abril de 2003 e foram um grande desafio para os engenheiros, pois o local escolhido para construir o circuito, era um pântano que tinha sido usado para a plantação de arroz, por isso foram precisos cerca de 40 mil blocos de cimento intercalados por esferovite para fazer os alicerces da pista. Durante aproximadamente 18 meses, 3.000 trabalhadores estiveram encarregues de construir o autódromo, onde se destaca a arquibancada principal e o edifício das boxes, que está ligado nas duas extremidades por uma plataforma com a aparência de uma asa. O paddock apresenta um aspeto único, com todas as equipas a terem um edifício individual sobre um lago, o que faz lembrar o Jardim Yuyuan em Xangai. A pista tem uma extensão de 5.451 metros e varia entre curvas rápidas e curvas bastante lentas, com uma longa reta de 1.175 metros.
No dia 26 de Setembro de 2004, o Circuito Internacional de Xangai acolheu o primeiro Grande Prémio da China de F1. A Ferrari dominou por completo a prova, com Rubens Barrichello a obter a pole-position e a conquistar a vitória, enquanto que o seu companheiro de equipa, Michael Schumacher, conseguiu a volta mais rápida da corrida.
Desde 2004 e até 2019, o Circuito Internacional de Xangai esteve sempre presente no calendário do Campeonato do Mundo de F1. Das dezasseis corridas já disputadas, algumas ficaram na história da competição. Em 2007, Kimi Raikkonen venceu e ofereceu a 200ª vitória à Ferrari. No ano de 2009, a Red Bull e o seu piloto Sebastian Vettel conquistaram a primeira pole-position e a primeira vitória. Em 2019, a F1 celebrou o milésimo Grande Prémio da história.
Foram nove os pilotos vencedores e cinco as equipas que ganharam em Xangai nessas dezasseis provas. Lewis Hamilton e a Mercedes, ambos com seis vitórias, são os recordistas.

Sem comentários: