17 de julho de 2022

MELBOURNE

 

O Circuito de Albert Park é uma pista de automobilismo citadina, situada em Melbourne, na Austrália.
As primeiras corridas em Albert Park aconteceram na década de cinquenta, num circuito formado ao redor de um lago, onde Doug Whiteford em Talbot-Lago venceu a prova de 1953 e Stirling Moss em Maserati triunfou em 1956. No final dos anos cinquenta e devido a pressões políticas, as corridas terminaram. 
Em 1992, Jeff Kennett, o chefe do estado de Vitória, procurava tornar a cidade de Melbourne mais atrativa para os turistas e desenvolver a economia local. Para esse efeito, Kenneth tinha no topo da sua lista o Grande Prémio da Austrália de F1 que se realizava na cidade vizinha de Adelaide. Em 1996, Kenneth conseguiu realizar o seu desejo e a F1 chegou a Melbourne.
Algumas das estradas que foram usadas no circuito na década de cinquenta voltaram a fazer parte da nova pista. O novo circuito de 5.303 quilómetros, foi desenhado nas estradas que circundam o lago Albert Park, com a reta da meta e o edifício das boxes a ser construído num pedaço de terreno desocupado. Todo o restante parque foi melhorado e passou a contar com instalações desportivas, abertas ao público em geral durante todo o ano.
No dia 10 de Março de 1996, o circuito de Albert Park sediou pela primeira vez o Grande Prémio da Austrália de F1, com Damon Hill em Williams-Renault a vencer a corrida, onde pela primeira vez, foram usadas as cinco luzes vermelhas para dar a partida.
Desde 1996 até aos dias de hoje, o Grande Prémio da Austrália foi sempre realizado em Albert Park, com a particularidade de ser a prova inaugural do campeonato entre 1996 e 2019, com excepção nos anos de 2006 e 2010 em que o campeonato iniciou no Bahrain.
Em 2020, a prova australiana acabou por ser cancelada na véspera dos treinos livres, devido à pandemia do coronavírus que assolou o mundo inteiro tanto em 2020 como em 2021, ano em que o Grande Prémio da Austrália voltou a ser cancelado, tendo voltado ao Campeonato do Mundo de F1 em 2022. 
Nas 27 corridas já disputadas em Melbourne, foram vários os pilotos que se estrearam na F1 na prova australiana, com destaque para: Jacques Villeneuve, Jenson Button, Kimi Raikkonen, Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Tiago Monteiro. 
Foi também em Albert Park que Eddie Irvine venceu pela primeira vez na F1 em 1999, a bordo de um Ferrari.
Entre 1996 e 2024, foram 16 os pilotos vencedores e 8 as equipas que ganharam em Albert Park. Michael Schumacher com 4 vitórias e a Ferrari com 10 triunfos, são os recordistas.

Sem comentários: