8 de maio de 2022

LONG BEACH

 

O circuito de Long Beach recebeu o Campeonato do Mundo de F1 em oito ocasiões.
Na década de setenta, Chris Pook, um agente de viagens e apaixonado por automobilismo, teve a ideia de traçar um circuito pelas ruas da cidade costeira de Long Beach, baseando-se no circuito de Monte Carlo no Mónaco. Sem o mesmo charme de Los Angeles ou San Diego, Long Beach não era um destino turístico de eleição, mesmo assim Chris Pook manteve as suas convicções e convenceu os líderes da cidade a aliarem-se à sua ideia de organizar uma corrida nas ruas de Long Beach.
O desenho traçado para o circuito tinha 3.251 quilómetros de extensão, passava junto à marina e circundava o Centro de convenções e entretenimento de Long Beach.
Em Setembro de 1975, o circuito foi inaugurado com uma corrida de Formula 5000, perante 46 mil espectadores.
Entre 26 e 28 de Março de 1976, Long Beach recebeu pela primeira vez uma prova a contar para o Campeonato do Mundo de F1. Clay Regazzoni em Ferrari dominou durante todo o fim-de-semana e obteve a pole-position, a volta mais rápida na corrida e conquistou a vitória, na frente do seu companheiro de equipa, Niki Lauda. Regazzoni liderou todas as 80 voltas da corrida.
Em 1977, Mario Andretti em Lotus-Ford venceu a corrida e tornou-se no primeiro piloto norte-americano a ganhar uma prova de F1 em casa. Essa foi a melhor publicidade que Long Beach poderia ter.
No ano seguinte o vencedor foi o argentino Carlos Reutemann em Ferrari, com Mario Andretti em 2º lugar.
Em 1979, nova vitória da Ferrari, mas desta vez com Gilles Villeneuve ao volante. O piloto canadiano obteve também a pole-position e a volta mais rápida na corrida e à semelhança de Clay Regazzoni em 1976, Villeneuve também liderou todas as voltas da corrida.
No ano de 1980, o Grande Prémio de Long Beach foi totalmente dominado por Nelson Piquet. O piloto brasileiro da Brabham-Ford conseguiu a sua primeira pole-position, a volta mais rápida da corrida e conquistou a vitória, que foi também a sua primeira na F1. A corrida ficou ainda marcada pelo grave acidente de Clay Regazzoni que deixou o piloto suiço paraplégico. 
Em 1981, a pole-position foi obtida por Riccardo Patrese, a primeira do piloto italiano. A corrida foi ganha pelo australiano Alan Jones em Williams-Ford.
No ano de 1982, o circuito teve ligeiras alterações e passou a contar com 3.428 quilómetros. Andrea De Cesaris conseguiu a sua primeira pole-position e liderou as primeiras 14 voltas, até ser ultrapassado pelo McLaren-Ford de Niki Lauda que liderou as restantes 61 voltas e venceu a corrida.
Em 1983, a prova de Long Beach ficou na história da F1. John Watson, piloto da McLaren-Ford, venceu a corrida depois de ter largado do 22º lugar. Um recorde que ainda hoje persiste, do piloto que ganhou uma corrida depois de largar de uma posição tão atrasada na grelha de partida. O 2º lugar foi para o outro McLaren-Ford de Niki Lauda que largou do 23º lugar.
Ainda que tenha tido quase sempre corridas emocionantes e bancadas bem compostas por espectadores, o circuito de Long Beach deixou de ser rentável e não voltou a receber a F1. 
Apesar de ser uma pista exigente para a mecânica dos carros, Long Beach era um local que agradava a todos os que visitavam o circuito, seja pelo clima agradável, pela sua localização junto à praia, ou pela proximidade de Los Angeles e Hollywood. 
Nas oito corridas realizadas em Long Beach, foram oito os pilotos vencedores e cinco as equipas, com a Ferrari a vencer por 3 vezes.

Sem comentários: