3 de agosto de 2022

WILLIAMS FW14B

 

O Williams FW14B foi o monolugar que a equipa Williams usou na temporada de 1992.
Projectado pelo engenheiro britânico Adrian Newey, com a colaboração do Director Técnico Patrick Head, do Chefe de Electrónica Paddy Lowe e do Director de Aerodinâmica Eghbal Hamidy, o Williams FW14B foi uma evolução do carro usado em 1991, o Williams FW14.
Uma aerodinâmica mais refinada e uma caixa de velocidades semi-automática mais desenvolvida, juntaram-se ao grande trunfo do novo carro, a suspensão ativa. Um sistema que tinha como objectivo equilibrar a altura do carro ao solo, o que melhorava, em muito, a estabilidade do carro, quer em curva, quer em recta. Patrick Head já tinha usado um sistema semelhante no Williams FW11B-Honda de 1987, com o qual Nelson Piquet venceu em Monza.
A impulsionar o Williams FW14B estava o motor Renault V10 RS3C, que equipou os monolugares britânicos nas dez primeiras provas, com modificações constantes da Renault na melhoria de eficiência e potência até meio da temporada, quando o RS4 fez a sua estreia na Hungria. Com pouco menos de 140 quilos, o RS4 tinha o mesmo peso do RS3C, mas era ligeiramente mais compacto. Em termos de performance, havia uma significativa diferença entre os dois motores e, para os mesmos níveis de consumo, o RS4 tinha mais binário e era um pouco mais potente. 
Quanto aos resultados desportivos, os pilotos Nigel Mansell e Ricardo Patrese estiveram aos comandos do Williams FW14B que foi impressionante pois conseguiu 10 vitórias em 16 corridas, 15 pole-positions e 10 voltas mais rápidas. Mansell conquistou o título de Campeão do Mundo de Pilotos e a Williams venceu o Campeonato Mundial de Construtores. 

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