30 de abril de 2023

SOCHI

 

O Autódromo de Sochi é um circuito semi-permanente, próximo da cidade de Sochi, no sul da Rússia, às margens do Mar Negro.
Palco do Grande Prémio da Rússia, entre 2014 e 2021, o Autódromo de Sochi foi projetado por Hermann Tilke, o engenheiro alemão responsável por desenhar vários circuitos um pouco por todo o mundo. 
A pista de 5.872 metros, foi construída em redor do Parque Olímpico de Sochi, onde se encontram as instalações olímpicas que foram construídas para a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. No extremo norte do Parque Olímpico, junto à estação de comboio, situa-se a reta da meta, as boxes e o paddock, que fazem parte do circuito permanente, de 2.313 metros, e que foi construído propositadamente para receber corridas de automobilismo. Já a segunda parte do circuito, usa as estradas públicas entre o estádio e os outros edifícios olímpicos.
No dia 12 de Outubro de 2014, Sochi acolheu o primeiro Grande Prémio da Rússia. A Mercedes dominou a prova e Lewis Hamilton conquistou a pole-position e também a vitória. Já Valtteri Bottas, da Williams-Mercedes, obteve a sua primeira volta mais rápida em corrida. Com a vitória de Hamilton e o segundo lugar do seu companheiro de equipa, Nico Rosberg, a Mercedes conquistou, por antecipação, o seu primeiro título de Campeão Mundial de Construtores.
Nas oito edições do Grande Prémio da Rússia, entre 2014 e 2021, e que foram todas disputadas em Sochi, a Mercedes foi a única equipa vitoriosa. Lewis Hamilton venceu por cinco vezes, Valtteri Bottas ganhou por duas ocasiões e Nico Rosberg triunfou apenas uma vez. 
Foi no Autódromo de Sochi que Valtteri Bottas conquistou a sua primeira vitória na F1. Já a corrida de 2021, ficou marcada pela 100ª vitória de Lewis Hamilton.

Sem comentários: