26 de maio de 2021

VITTORIO BRAMBILLA

 

Vittorio Brambilla nasceu no dia 11 de Novembro de 1937 em Monza, Itália.
Corria o ano de 1957 quando começou a competir em corridas de motos, tendo vencido o campeonato italiano de 175 c.c. no ano seguinte. Depois disso começou a correr em kartings e mais tarde tornou-se mecânico do seu irmão, Ernesto Brambilla, que competia na F2.
No ano de 1969, Vittorio regressou à competição na equipa de F3, Picchio Rosso. No ano seguinte, passou também a disputar corridas de F2, dividindo-se pelas duas disciplinas nos anos que se seguiram, até conquistar o título italiano de F3 em 1972. 
Em 1974, estreou-se na F1 no Grande Prémio da África do Sul, onde foi o 10º classificado no final da corrida. Conduzindo um March-Ford, Brambilla apenas conseguiu 1 ponto nessa temporada com o 6º lugar no Grande Prémio da Áustria.
No ano seguinte, Vittorio somou nove abandonos em catorze corridas, mas conseguiu o 5º lugar em Espanha e o 6º em Inglaterra, pelo meio conquistou a sua primeira, e única, pole-position na Suécia. Brambilla voltou a ser feliz no Grande Prémio da Áustria, depois de ter pontuado pela primeira vez na F1 na prova austríaca no ano anterior, obteve a vitória nesse ano de 1975, numa corrida disputada sob forte chuva e que foi interrompida quando estavam completadas 29 voltas. Vittorio Brambilla liderou as últimas onze voltas e após ter recebido a bandeirada de xadrez, despistou-se, danificando a frente do seu carro, o que não o impediu de continuar para celebrar a vitória. Como a corrida foi terminada com menos de 60% do percurso total, foram atribuídos metade dos pontos, o que não tirou o sorriso a Brambilla.
No ano de 1976, o piloto italiano apenas obteve um único ponto, com o sexto lugar no Grande Prémio da Holanda, tendo desistido em onze provas e terminado cinco. 
Em 1977, Brambilla ingressou na equipa Surtees. O 4º lugar na Bélgica, o 5º na Alemanha e o 6º no Canadá, foram os resultados mais relevantes que conseguiu nessa temporada.
No ano seguinte, a Surtees piorou em termos de competitividade e Brambilla apenas conseguiu obter um ponto, o seu ultimo na F1, precisamente no mesmo sítio onde pontuou pela primeira e vez e onde ganhou a única corrida de Formula 1, o Grande Prémio da Áustria. Em Setembro, na partida para o Grande Prémio da Itália, Brambilla viu-se envolvido no acidente que vitimou Ronnie Peterson, uma roda do Lotus atingiu na cabeça o piloto italiano que sofreu um traumatismo craniano e que o afastou das pistas durante um longo período.
Nos dois anos seguintes, Brambilla conduziu para a Alfa Romeo em quatro provas, duas em cada ano, tendo terminado em 12º em Itália e desistiu nas outras três.
Foi no Grande Prémio de Itália de 1980, que Brambilla se despediu da F1. 
O piloto italiano esteve sete anos na F1. Disputou 74 Grandes Prémios, conquistou 1 vitória, 1 pole-position, 1 volta mais rápida e 1 pódio.
Vittorio Brambilla, que por ter um estilo rude era apelidado de “O Gorila de Monza”, morreu no dia 26 de Maio de 2001, vítima de ataque cardíaco. 

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