16 de maio de 2021

ISTANBUL PARK

 

O Istanbul Park é um circuito de automobilismo localizado na Turquia e que já recebeu por várias vezes o Campeonato do Mundo de F1.
O arquiteto alemão Hermann Tilke foi o responsável pelo desenho da pista que começou a ser construída em Setembro de 2003. Com o governo turco a disponibilizar cerca de 27 milhões de dólares, as entidades privadas contribuíram com os restantes 13 milhões, o montante necessário para criar todas as instalações do circuito, que incluíram uma arquibancada com capacidade para 25 mil pessoas, duas torres de sete andares nas extremidades do pit lane para espectadores VIP e ainda áreas de entretenimento por cima das boxes. A pista é constituída por uma longa reta da meta, seguida por uma curva apertada à esquerda. Mas o sector mais desafiante do circuito é a curva 8, uma rápida esquerda com quatro vértices, onde os carros passam a fundo. Outra característica do circuito é o sentido anti-horário, à semelhança de Imola ou Interlagos. 
Apesar de ser chamado de Istanbul Park o circuito fica próximo de Akfiat, já no lado asiático e a cerca de 80 quilómetros de Istambul.
Em Agosto de 2005 o circuito foi inaugurado e no dia 21 sediou pela primeira vez o Grande Prémio da Turquia de F1. Com as bancadas praticamente cheias, Kimi Raikkonen em McLaren-Mercedes, obteve a pole-position e venceu a corrida.
Em 2006, Felipe Massa, ao volante de um Ferrari, conseguiu a sua primeira pole-position e conquistou a sua primeira vitória na F1. O piloto brasileiro voltou a impor-se a todos os outros nos dois anos seguintes.
Em 2009, foi Jenson Button a vencer a corrida a bordo de um Brawn-Mercedes. 
No ano seguinte, Lewis Hamilton em McLaren-Mercedes foi o vencedor, tirando proveito do desentendimento entre os dois Red Bull de Sebastian Vettel e Mark Webber.
Em 2011, Sebastian Vettel dominou a corrida, liderou desde o início e apenas por uma volta perdeu a liderança para Jenson Button, quando teve de parar na box para trocar de pneus. 
Com a perda progressiva de interesse por parte do público pela F1, juntamente com os elevados preços dos bilhetes e a falta de tradição automobilística na Turquia, a F1 deixou de visitar a Península da Anatólia.
Em 2020, o circuito de Istanbul Park voltou a receber uma corrida do Campeonato Mundial de F1. A pista turca foi uma das beneficiadas pela temporada conturbada devido à pandemia COVID-19 que obrigou ao cancelamento e a anulação de vários Grandes Prémios um pouco por todo o mundo. Para receber de novo a F1, a pista foi reasfaltada com um alcatrão bastante liso o que junto com a chuva que caiu durante o fim de semana complicou a vida aos pilotos. 
Lance Stroll em Racing Point-Mercedes obteve a sua primeira pole-position na F1 e liderou a primeira metade da corrida, até que Lewis Hamilton se superiorizou a todos, assumiu o comando da prova e conquistou a vitória, sagrando-se pela sétima vez Campeão do Mundo de Pilotos. Foi ainda a 300ª corrida da Red Bull na F1.
Em 2021, a F1 voltou a Istanbul Park e a Mercedes voltou a demonstrar o seu poderio. Conquistou a pole-position através de Lewis Hamilton e na corrida Valtteri Bottas obteve a volta mais rápida e conquistou a vitória. 
Nas nove vezes que o circuito de Istanbul Park recebeu a F1 teve seis pilotos de seis equipas diferentes como vencedores. Felipe Massa e a Ferrari, ambos com 3 vitórias, são os recordistas.  

Sem comentários: