21 de agosto de 2022

MAGNY-COURS

 

O Circuito de Magny-Cours é uma pista de automobilismo localizada no centro de França, próximo da cidade de Magny-Cours.
Jean Bernigaud, prefeito da cidade foi o principal impulsionador para a construção de uma pista de corridas na região. 
No final da década de cinquenta, o karting começava a ser uma modalidade bastante popular em França e no ano de 1959, Bernigaud, idealizou uma pista de karting. O circuito foi construído e inaugurado no ano seguinte, no dia 7 de Agosto, sendo baptizado por, Circuito Jean Behra, em homenagem ao piloto de F1 falecido em 1959 no circuito alemão de AVUS, em Berlim.
No ano de 1961, o circuito de karting foi circundado por uma pista de automobilismo e motociclismo com cerca de dois quilómetros, uma pista de motocross, bancadas e estacionamento. 
Em 1963, foi ali criada uma escola de pilotagem, a Winfield Racing Scholl, por onde passaram François Cevert, Jacques Laffite, Didier Pironi, Alain Prost, entre outros.
No ano de 1966, foi construída uma ponte pedonal para facilitar o acesso do público ao interior do circuito. No ano seguinte, foi construída uma torre de controlo e um novo edifício para a Winfield Racing School. Nos anos posteriores a pista foi alargada e foram construídas novas bancadas. Em 1971, o circuito foi remodelado e aumentado, passando a ficar com 3.846 quilómetros. 
No final dos anos setenta, mais concretamente em 1979, o circuito passou a dispor de um novo e melhorado paddock, os estacionamentos foram aumentados em 1984, e no ano seguinte, passou a ter novas cabines de imprensa.
Em 1986, o governo regional de Niévre, comprou o circuito, que ainda pertencia a Jean Bernigaud, e fez um grande investimento já a pensar em receber corridas de F1. A pista teve profundas melhorias e alterações, com a inclusão de curvas que eram cópias de outros circuitos mundiais, como a parabólica do Estoril ou o gancho de Adelaide e estava pronto em 1989.
Em 1991, o Circuito de Magny-Cours recebeu pela primeira vez o Grande Prémio de França de F1, com Nigel Mansell, em Williams-Renault, a vencer a corrida e a obter a volta mais rápida, depois do seu companheiro de equipa, Riccardo Patrese, ter conquistado a pole-position nos treinos de qualificação.
Entre 1991 e 2008, a prova francesa sempre se disputou em Magny-Cours, no entanto o circuito, que se situava no coração de França numa zona rural, nunca foi do agrado da grande maioria do paddock da F1, que sempre preferiram as delícias do sul de França, onde ficava localizado o circuito de Paul Ricard.  
Em 1992, a pista sofreu uma ligeira alteração com o desaparecimento dos “esses” logo após o gancho Adelaide. Já em 2001, a saída das boxes foi deslocada para a entrada da curva “Estoril”. Em 2003, a pista voltou a ser alterada no último sector, foi adicionada uma chicane na entrada da recta da meta, antecedida por uma curva apertada à direita. Também a curva “Châteaux d'Eau” foi redesenhada.
Em 2008, a F1 visitou pela última vez o Circuito de Magny-Cours. 
Nas dezoito corridas ali disputadas, Michael Schumacher foi o piloto que mais vezes ganhou, coleccionando 8 triunfos. A Ferrari, também com 8 vitórias, é a equipa que mais vezes venceu.

Sem comentários: