7 de agosto de 2022

PEDRALBES

 

O Circuito de Pedralbes foi uma pista citadina de automobilismo localizada em Barcelona, Espanha.
No ano de 1946, foi disputada a primeira corrida de automóveis nas ruas de Pedralbes com a realização do Grande Prémio Penya Rhin. 
O circuito de 4.465 metros de extensão, tinha a longa reta da meta e as boxes na Avenida del Generalisimo Franco (actual Avinguda Diagonal). A pista era bastante rápida e pouco desafiadora, mas ainda assim era do agrado da maioria dos pilotos. 
No ano de 1950, foi disputada uma prova de F1 mas que não contou para o campeonato. Para essa prova o circuito foi ampliado e passou a ter 6.316 metros de extensão e a recta da meta foi aumentada para os dois quilómetros. Foi ainda invertido o sentido em que os carros circulavam, de anti-horário para horário. 
No dia 28 de Outubro de 1951, o Circuito de Pedralbes albergou o primeiro Grande Prémio de Espanha de F1 que contou para o Campeonato do Mundo. Alberto Ascari, em Ferrari, alcançou a pole-position e liderou as três primeiras voltas da corrida, até ser ultrapassado pelo Alfa Romeo de Juan Manuel Fangio que nunca mais largou a liderança da corrida e conquistou a vitória, a última da Alfa Romeo até aos dias de hoje. Com essa vitória, Fangio sagrou-se Campeão Mundial de Pilotos pela primeira vez.
Pedralbes voltou a receber a F1 em 1954, para a realização do segundo Grande Prémio de Espanha, que tal como na primeira edição também aconteceu no mês de Outubro. Para essa corrida, o circuito sofreu uma pequena alteração e teve a sua extensão aumentada em mais 17 metros, passando a contar com 6.333 metros. Alberto Ascari, ao volante de um Lancia, voltou a conseguir a pole-position, a primeira da equipa italiana, mas na corrida foi Harry Schell, em Maserati, que passou para a frente da corrida logo na primeira volta, Ascari ultrapassou o piloto norte-americano na terceira volta e liderou até à nona passagem pela meta. Entre a 10ª e a 21ª volta, Schell e Maurice Trintignant, em Ferrari, alternaram entre si a liderança da corrida, até que Mike Hawthorn, também em um Ferrari, assumiu a frente da corrida e conquistou a vitória com mais de um minuto de vantagem para o Maserati do piloto italiano, Luigi Musso, que assim conseguiu o seu primeiro pódio na F1.
Logo após um grave acidente durante as 24 Horas de Le Mans de 1955, que ceifou a vida a mais de 80 pessoas, muitas corridas em todo o mundo foram canceladas, incluindo o Grande Prémio de Espanha e com as regras para a segurança a aumentar nunca mais se realizaram corridas em Pedralbes, aquele que era na época o circuito citadino mais rápido. 

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