20 de dezembro de 2020

TONY BROOKS

 

Charles Anthony Standish Brooks, mais conhecido como Tony Brooks, nasceu no dia 25 de Fevereiro de 1932 em Dukinfield, Inglaterra.
Depois de ter sido educado no Mount St Mary's College, Tony Brooks seguiu as pisadas do seu pai, Charles Standish Brooks, e formou-se em medicina dentária.
No ano de 1952, começou a disputar corridas com um Austin-Healey, mas algum tempo depois passou a conduzir um Frazer Nash. 
Em 1955, Tony Brooks decidiu que o seu futuro iria ser o automobilismo. Ao volante de um Connaught de F2, participou em algumas corridas extra-campeonato de F1 e venceu o Grande Prémio de Siracusa, um feito que teve grande impacto no desporto automobilístico da época, já que foi a primeira vitória internacional de um carro britânico, desde o Grande Prémio de San Sebastián de 1924.
Em 1956, Brooks foi contratado pela equipa de F1 BRM e estreou-se no Campeonato do Mundo no Grande Prémio do Mónaco. Depois de ter alcançado o 13º lugar na gelha de partida, não conseguiu participar na corrida devido a um problema no motor do seu carro. A sua primeira corrida acabou por acontecer dois meses mais tarde no Grande Prémio de Inglaterra, no Circuito de Silverstone, onde largou do 9º lugar mas acabou por desistir na 39ª volta na sequência de um acidente, do qual saiu com uma perna fracturada mas que poderia ter tido consequências bem mais graves.
No ano de 1957, Tony Brooks ingressou na Vanwall e fez equipa com Stirling Moss. Depois de ter começado a temporada com o 2º lugar no Grande Prémio do Mónaco, obtendo o seu primeiro pódio e os primeiros pontos na F1, Brooks conquistou a vitória no Grande Prémio de Inglaterra, com um carro que dividiu com Stirling Moss. Foi a primeira vez que um carro britânico ganhou um Grande Prémio a contar para o Campeonato Mundial e também o primeiro triunfo de um carro e piloto inglês no Grande Prémio de Inglaterra. 
No ano seguinte, Brooks terminou quatro das nove corridas do campeonato, dessas quatro venceu três (Bélgica, Alemanha e Itália) e terminou em 7º lugar, fora dos lugares pontuáveis, no Grande Prémio de Inglaterra. No final da temporada somou 24 pontos e foi terceiro classificado, atrás de Stirling Moss e do campeão Mike Hawthorn.
Em 1959, Brooks foi contratado pela Ferrari e esteve na luta pelo título de campeão até à última corrida do campeonato. O piloto britânico ganhou em França e na Alemanha, na única corrida disputada no Circuito de AVUS. Pelo meio disputou o Grande Prémio de Inglaterra com um Vanwall, devido aos trabalhadores da Ferrari em Itália estarem em greve e terminou o campeonato no segundo lugar com menos quatro pontos do que Jack Brabham.
No ano de 1960, rumou à Cooper mas não conseguiu vencer nenhuma corrida, nem sequer subir ao pódio, o melhor resultado que alcançou foi 4º lugar no Grande Prémio do Mónaco.
Em 1961, Brooks regressou à BRM, onde encontrou um carro que também não era competitivo, ainda assim conseguiu o 3º lugar no Grande Prémio dos Estados Unidos, a ultima prova da temporada e também a sua despedida da F1.
Tony Brooks faleceu no dia 3 de Maio de 2022, com 90 anos.
Tony Brooks esteve seis anos na F1. Disputou 38 Grandes Prémios. Conquistou 6 vitórias, 3 pole-positions, 3 voltas mais rápidas e 10 pódios.

Sem comentários: