27 de dezembro de 2020

WATKINS GLEN


O Autódromo Watkins Glen International é um circuito de automobilismo que fica situado na vila de Watkins Glen, no estado de Nova Iorque, Estados Unidos da América. 
No dia 2 de Outubro de 1948, realizou-se a primeira corrida em Watkins Glen, com Cameron Argetsinger, um jovem estudante de direito que passava as suas férias de verão em Watkins Glen, a tomar a iniciativa de organizar a prova, que era disputada num traçado que usava as estradas públicas que envolviam a pequena localidade num circuito de cerca de 10 quilómetros.
Essa foi também a primeira corrida de automobilismo que se disputou nos Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial. Uma prova que depressa ganhou popularidade e que atraiu os pilotos de todo o país.
Em 1953, o traçado da pista foi alterado e passou a contar com 7,403 quilómetros de extensão. Seis anos mais tarde foi construído o circuito permanente de Watkins Glen, projectado por Bill Miliken juntamente com alguns professores de Engenharia da Universidade de Cornell e com o financiamento de Cameron Argetsinger. 
A nova pista de 3.782 quilómetros recebeu, em 1961, o Grande Prémio dos Estados Unidos de F1, pela primeira vez. Jack Brabham em Cooper-Climax obteve a pole-position e a volta mais rápida na corrida, mas coube a Innes Ireland em Lotus-Climax vencer a prova. A corrida, que foi a última do campeonato, ficou marcada pela ausência da Ferrari e do recém Campeão Mundial de Pilotos, o norte-americano Phil Hill, devido à morte do seu companheiro de equipa Wolfgang von Trips, na prova anterior em Itália.
Em 1971, o circuito foi modificado e passou a ter uma extensão de 5.435 quilómetros.
Nos vinte anos que o Autódromo de Watkins Glen sediou o Grande Prémio dos Estados Unidos, a prova americana, sendo uma das últimas corridas do campeonato, contou com muitos momentos emocionantes, como a consagração de Campeões Mundiais, pilotos a estrearem-se a vencer, mas também teve o lado mais angustiante com a morte de François Cevert em 1973 e de Helmut Koinigg em 1974. Innes Irelande (1961), Jochen Rindt (1969), Emerson Fittipaldi (1970) e François Cevert (1971), foram os pilotos que venceram pela primeira vez na F1 em Watkins Glen. Niki Lauda em 1975 e Alan Jones em 1980 foram os dois pilotos que se sagraram Campeões Mundiais no Grande Prémio dos Estados Unidos.
Em 1965, 1970 e 1972, a corrida norte-americana recebeu da Associação de Pilotos de Grande Prémio, a distinção para a melhor organização de uma prova do campeonato de F1.
Graham Hill e Jim Clark, ambos com 3 vitórias, são os pilotos com mais vitórias em Watkins Glen. A Lotus, com 7 triunfos, é a equipa que mais vezes venceu a prova americana.

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