25 de setembro de 2022

EUGENIO DRAGONI

 

Eugenio Dragoni nasceu no ano de 1909 em Itália.
Descendente de uma família que fez fortuna no ramo dos cosméticos, Dragoni viu-se forçado a pegar nas rédeas da empresa, devido à morte dos seus pais quando ainda era um adolescente. 
Apaixonado pelo automobilismo, Eugenio Dragoni tentou fazer carreira como piloto, no entanto depressa viu que essa não era a sua vocação e em 1951, juntou-se a Alberto Della Beffa, Alessandro Zafferri, Elio Zagato e a Franco Martinengo, com os quais fundou a Scuderia Sant'Ambroeus em Milão, equipa que disputou os Grandes Prémios de F1 em Inglaterra e em Itália de 1961, com um Ferrari 156 que foi conduzido pelo piloto italiano Giancarlo Baghetti.
No final desse ano de 1961, Enzo Ferrari dispensou nove funcionários, incluindo os projetistas Giotto Bizzarrini e Carlo Chiti, o diretor comercial Girolamo Gardini e o diretor de corrida Romolo Tavoni. Eugenio Dragoni foi o homem escolhido por Enzo para assumir o cargo de diretor de corrida da Scuderia Ferrari em todas as categorias de automobilismo que a marca italiana estivesse envolvida.
Exigente, profissional e autoritário, Eugenio Dragoni não teve uma convivência fácil com a imprensa italiana durante os cinco anos em que liderou a equipa de Maranello. Enquanto diretor de corrida, Dragoni viu a Ferrari a conquistar o título de Campeão do Mundo de Construtores e de Pilotos de F1, em 1964, com John Surtees. Nas corridas de resistência, a Ferrari venceu três vezes consecutivas as 24 Horas de Le Mans (1962, 1963 e 1964). Conquistou o Campeonato Internacional GT de Grupo 3 em 1962, 1963 e 1964. Venceu o Troféu Internacional GT Protótipos em 1963 e 1965.
Depois de deixar a Ferrari, Dragoni tornou-se um dos principais membros da CSAI, a Commissione Sportiva Automobilistica Italiana. 
Em 1974, organizou o programa que selecionava jovens pilotos italianos para a F2.
No dia 25 de Abril de 1974, Eugenio Dragoni era um dos comissários de corrida nos 1000 km de Monza, prova a contar para o Campeonato Mundial de Carros Desportivos. Logo após o início da corrida, Dragoni sofreu um ataque cardíaco e foi levado ao hospital, onde morreu dias depois, aos 65 anos.

Sem comentários: