4 de abril de 2021

AINTREE

 

O Aintree Motor Racing Circuit é um autódromo inglês, situado na vila de Aintree, no condado de Merseyside em Inglaterra.
O Circuito inaugurado em 1954, foi o palco do Grande Prémio de Inglaterra de F1 em 1955, 1957, 1959, 1961 e 1962. Além dessas cinco provas organizadas pelo British Automobile Racing Club, o circuito recebeu entre 1954 e 1964 onze corridas de F1 extra-campeonato.
O primeiro Grande Prémio de Inglaterra disputado em Aintree, em 1955, ficou na história da Formula 1 por culpa de Stirling Moss que se tornou o primeiro piloto inglês a vencer no seu país. Moss foi o melhor dos quatro Mercedes que terminaram nas quatro primeiras posições.
Se a corrida de 1955 foi histórica, a de 1957 não lhe ficou nada atrás. Stirling Moss, piloto da Vanwall, voltou a ganhar, a meio da corrida passou a utilizar o carro do seu companheiro de equipa, Tony Brooks, e assim os dois pilotos acabaram vencedores. Foi a primeira vez que um carro inglês ganhou o Grande Prémio de Inglaterra com piloto britânico.    
O Grande Prémio de 1961 foi marcado pela última vitória do alemão Wolfgang von Trips e pelo primeiro título de Campeão Mundial de Construtores da Ferrari.
Em 1962 o Campeonato Mundial de F1 visitou Aintree pela última vez. O piloto escocês Jim Clark em Lotus-Climax foi o vencedor da prova.
Nas cinco corridas que contaram para o Mundial de Formula 1, o piloto Stirling Moss foi o que mais se destacou ao conquistar a vitória por duas vezes. Quanto às equipas, foram cinco os vencedores: Mercedes, Vanwall, Cooper, Ferrari e Lotus.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

Um belo circuito... típico dos ingleses...