28 de fevereiro de 2021

EMBASSY HILL

 

A Embassy Racing With Graham Hill, foi uma equipa de F1 que participou no Campeonato Mundial na década de setenta.
Fundada pelo Bi-Campeão Graham Hill em 1973, a Embassy Hill, como era comum ser chamada, ficou sediada em Hanworth, a oeste de Londres. Graham Hill formou uma pequena equipa de vinte elementos, entre engenheiros e mecânicos, com ele próprio a ser o piloto. O chassis Shadow DN1 era o usado no início.
A estreia da equipa no Campeonato do Mundo de F1 teve lugar no Grande Prémio de Espanha de 1973, no Circuito citadino de Montjuic. Graham Hill ocupou o 22º e ultimo lugar na grelha de partida, na corrida desistiu na 27ª volta com problemas de travões. O melhor resultado dessa temporada acabou por ser o 9º lugar no Grande Prémio da Bélgica.
Em 1974, a Embassy Hill trocou o chassis Shadow DN1 pelo Lola T370. Graham Hill continuou como piloto, mas teve a companhia de Guy Edwards e mais tarde de Peter Gethin e Rolf Stommelen. No Grande Prémio da Suécia, Graham Hill terminou em 6º lugar e conquistou 1 ponto, o primeiro ponto da Embassy Hill na F1 e também o único nessa temporada.
O Campeonato de 1975 começou com a Embassy Hill ainda a utilizar os chassis Lola, mas a partir da quarta prova do campeonato a equipa passou a usar o seu próprio chassis que se designava por GH1. Graham Hill e Rolf Stommelen continuaram a ser os pilotos, mas depois Vern Schuppan, Alan Jones, François Migault e Tony Brise, juntaram-se à equipa. No Grande Prémio de Espanha em Montjuic, o novo carro foi estreado. Surpreendentemente, Stommelen chegou a liderar a corrida por 5 voltas, da 17ª à 21ª, e a partir da 23ª, chegando a ultrapassar o brasileiro José Carlos Pace, mas o aerofólio traseiro do seu carro soltou-se e o alemão perdeu o controlo do monolugar que acabou por voar sobre os rails e cair na arquibancada, matando quatro espectadores e deixando Rolf Stommelen gravemente ferido.
Na prova seguinte, o Grande Prémio do Mónaco, Graham Hill não conseguiu qualificar-se para a corrida, uma pista onde já tinha vencido por cinco vezes, mais do que qualquer outro piloto. No final da prova, Graham Hill anunciou que se retirava como piloto para se dedicar a comandar a sua equipa. Tony Brise foi o piloto escolhido para substituir Hill e na prova seguinte, na Suécia, terminou em 6º lugar, obtendo o primeiro ponta da Embassy Hill na temporada. Alan Jones, que ocupou o lugar de Stommelen, conquistou o 5º lugar no Grande Prémio da Alemanha e somou dois pontos. No final da temporada a Embassy Hill ocupou o 11º lugar na classificação com 3 pontos.
A meio do ano de 1975, o projectista Andy Smallman começou a desenhar o carro para a temporada de 1976. O GH2 era mais curto e mais aerodinâmico, fazendo lembrar o Brabham BT44 e o McLaren M23. Tony Brise começou a testar o carro no final do verão de 1975 em Silverstone, e os tempos indicavam que a equipa poderia esperar uma temporada de sucesso. Durante a sessão final de testes em Paul Ricard, em Novembro de 1975, o GH2 mostrou um bom desempenho, sendo muito mais rápido que o GH1. O teste foi bem-sucedido, a equipa fez as malas e voou de volta para a Inglaterra. Na noite de 29 de Novembro de 1975, Graham Hill pilotava um avião leve Embassy Hill Piper Aztec com o seu staff a bordo, o diretor da equipa Ray Brimble, o piloto Tony Brise, o projectista Andy Smallman e os mecânicos Terry Richards e Tony Alcock. Ao chegar à base aérea de Elstree Airfield, pouco antes das 22 horas, o avião bateu numas árvores ao lado de um campo de golfe em Arkley, devido ao denso nevoeiro e acabou por se despenhar, pegando fogo de seguida. Todos os que estavam a bordo acabaram por morrer. 
A Embassy Racing With Graham Hill terminou assim a sua atividade.
Nos três anos em que esteve na F1, a equipa disputou 40 Grandes Prémios e conquistou 4 pontos, 2 sextos lugares e 1 quinto.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

Teve uma curta trajetória, bem diferente da de seu criador, Graham Hill...