31 de janeiro de 2021

VITTORIO JANO


Vittorio Jano nasceu no dia 22 de Abril de 1891 em San Giorgio Canavese, uma comuna italiana da região do Piemonte, província de Turim.
Os seus país, de origem húngara, imigraram para Itália alguns anos antes de Vittorio ter nascido e estabeleceram-se na região de Turim, onde o seu pai foi Diretor Técnico num dos dois arsenais.
Aos 18 anos e depois de ter estudado no Instituto Professionale Operaio de Turim, Vittorio começou a trabalhar na empresa de automóveis e camiões Società Torinese Automobili Rapid. 
Em 1911, mudou-se para a FIAT onde conheceu o projectista Liugi Bazzi, tornando-se o chefe de uma equipa de design tendo trabalhado no histórico carro de corridas, FIAT 805 2 litros.
Em Outubro de 1923, Vittorio Jano deixou a FIAT e passou a trabalhar na Alfa Romeo, por indicação de Luigi Bazzi que já tinha passado anteriormente para a marca de Milão. Vittorio foi substituir o engenheiro-chefe, Giuseppe Merosi, e projetou o Alfa Romeo P2 Grand Prix que venceu a primeira corrida que disputou pela mão de Antonio Ascari, pai do campeão mundial de F1 de 1952 e 1953, Alberto Ascari. 
No ano de 1932, Vittorio desenhou o Alfa Romeo P3 que nas mãos de Tazio Nuvolari ganhou o Grande Prémio de Itália. O P3 ganhou ainda mais cinco corridas no ano de 1932, com Rudolf Caracciola também como piloto. A vitória mais famosa do Alfa Romeo P3 aconteceu quando Nuvolari derrotou os carros alemães, Mercedes e os Auto Union, no Grande Prémio da Alemanha, em Nurburgring, na frente de dezenas de oficiais nazis.
Em 1937, Vittorio Jano ingressou na Lancia. Depois de ter passado a década de quarenta a trabalhar em carros para as corridas de turismo, Le Mans e Mille Miglia, Jano projetou o Lancia D50 que se estreou no Campeonato do Mundo de F1 no Grande Prémio de Espanha de 1954, com os pilotos Alberto Ascari e Luigi Villoresi. 
No ano seguinte, a Lancia retirou-se da F1. Os carros e todo o equipamento foram adquiridos pela Ferrari, com Vittorio Jano, que conhecia Enzo Ferrari desde os seus tempos na Alfa Romeo, a passar também para a marca de Maranello. 
A contribuição de Jano no sucesso da Ferrari foi significativa. Imediatamente começou a trabalhar no novo motor V12 para substituir os carros desportivos. Nos anos seguintes, os motores desenhados por Vittorio foram fundamentais para a marca italiana ganhar vários campeonatos de Sport Protótipos e foi com base nesse trabalho que o Dino 206 GT, foi o primeiro carro de estrada da Ferrari a ter motor central. O V6 e o ​​V8 substituíram o foco do V12 da Ferrari e os seus descendentes continuam a ser usados ​​até hoje.
Em 1965, Vittorio Jano ficou gravemente doente e acabou por morrer no dia 13 de Março, após cometer suicídio.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

Não conhecia o Vittorio Jano.. Belo resgate dessa história. Parabéns...