8 de novembro de 2020

KEN TYRRELL


Robert Kenneth Tyrrell, mais conhecido por Ken Tyrrell, nasceu no dia 3 de Maio de 1924 em East Horsley, Inglaterra.
Filho de um guarda-florestal, Ken Tyrrell, teve de deixar a escola aos 14 anos. O seu maior sonho era ser piloto da Royal Air Force, mas não foi aceite porque lhe faltavam estudos. Foi então moço de recados numa farmácia, trabalhou num posto de gasolina, foi ajudante de ferramenteiro e ainda chegou a trabalhar na fábrica de isqueiros Ronson. 
Com a deflagração da Segunda Guerra Mundial, a Royal Air Force deixou de exigir diploma para ingressar nas suas fileiras, o que foi a oportunidade de Ken. Apesar de não poder pilotar aviões, teve a possibilidade de terminar os estudos e depois foi mecânico de bordo dos bombardeiros Halifax e Lancaster, tendo saído algumas vezes em missão.
Com o término do conflito armado, regressou à Ronson, mas pouco tempo depois e em sociedade com o seu irmão Bert, abriu o seu próprio negócio de corte de Madeira.
Apaixonado pelo futebol, as corridas de automobilismo nunca o tinham atraído, mas um dia o clube de futebol local organizou uma excursão a Silverstone, em 1951, Ken nunca tinha sentido interesse algum por desporto motorizado, mas foi amor à primeira vista e teve logo vontade de participar nas corridas como piloto.
Aos 27 anos iniciou-se como piloto e participou na Formula 500, uma competição muito popular em Inglaterra. No final de 1951, Ken adquiriu um Cooper-Norton com o qual passou a correr regularmente entre 1952 e 1958, ano em que passou a disputar provas de F2 com um Cooper-Climax. Mas rapidamente Ken Tyrrell se deu conta das suas limitações como piloto e ao mesmo tempo aumentava o gosto de gerir a equipa.
Em 1960, a Cooper fez um acordo com a British Motor Corporation para fabricar o Mini Cooper, cujo motor era ideal para a Formula Junior. John Cooper incitou a BMC a ceder-lhe motores e convidou Ken Tyrrell a inscrever uma equipa no campeonato britânico.
Assim nasceu a Tyrrell Racing Organization.
Depois de ter passado oito anos a participar nos campeonatos de F2, Ken Tyrrell realizou o seu sonho de se mudar para a F1 em 1968, como chefe da equipa Matra International, uma parceria estabelecida entre a própria equipa Tyrrell e a marca francesa.
O ano de 1969 foi de duplo sucesso. A Matra venceu o Campeonato de Construtores e Jackie Stewart conquistou o Campeonato de Pilotos. 
Em 1970, Ken Tyrrell viu-se obrigado a deixar a Matra e a participar com o chassis March.
No ano de 1971, Ken Tyrrell passou a construir os seus próprios carros. O Tyrrell 003 usado por Jackie Stewart ganhou seis das onze provas da temporada e tanto a Tyrrell como Stewart sagraram-se Campeões do Mundo.
Foram esses os anos dourados da Tyrrell na F1. Ken Tyrrell sempre se manteve à frente da sua equipa até meados dos anos noventa, altura em que deixou a direcção da Tyrrell ao seu filho Bob e Ken passou a Presidente.
Ken Tyrrell sempre teve um talento especial para descobrir novos pilotos. Para além de Jackie Stewart, trouxe para a F1: Patrick Depailler, Didier Pironi, Michele Alboreto, Martin Brundle, Stefan Bellof e Jean Alesi.
Em Novembro de 1997, Ken Tyrrell vendeu a sua equipa ao grupo British American Tobacco. A Tyrrell continuou ainda a correr no ano de 1998, mas em Fevereiro Ken retirou-se da F1.
No dia 25 de Agosto de 2001, numa manhã de sábado, Ken Tyrrell faleceu em sua casa em Surrey, depois de lhe ter sido diagnosticado cancro no pâncreas em 1999. 

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

Uma lenda da F-1. Deixou um legado fantástico na categoria. Seus carros até hoje são lembrados por uma legião de fãs mundo à fora...