9 de setembro de 2020

ZOLDER


O Circuito de Zolder é um autódromo que se situa em Heusden-Zolder, na Bélgica.
Na década de cinquenta já se realizavam provas de automobilismo, no centro da cidade de Zolder, no entanto, os responsáveis do Automóvel Clube de Zolder pretendiam construir um circuito permanente e mais seguro e acabaram por escolher uma zona arborizada junto ao canal Albert I. No final dos anos cinquenta o circuito de 2,6 km começou a ser construído, sendo inaugurado em 1961. No ano seguinte, os dirigentes do clube começaram a pensar em ampliar a pista para poder receber provas mais importantes. O projectista encarregue da obra foi o holandês John Hugenholtz, que já tinha desenhado os circuitos de Zandvoort, na Holanda e Suzuka, no Japão. A renovação do circuito começou em 1962 e foi dada por terminada no ano seguinte. O piloto holandês, Rob Slotemaker, foi o vencedor da primeira prova disputada no novo circuito de Zolder, o Grande Prémio de Limburgo.
Em 1973 Zolder recebeu pela primeira vez o Grande Prémio da Bélgica de F1. Jackie Stewart em Tyrrell-Ford foi o vencedor da corrida, à frente do seu companheiro de equipa, François Cevert.
No ano de 1974 o Grande Prémio da Bélgica foi disputado no Circuito de Nivelles, mas regressou a Zolder no ano seguinte.
Em 1975 e 1976 Niki Lauda em Ferrari, foi o vencedor. Em 1977 o piloto sueco Gunnar Nilsson, ao volante de um Lotus-Ford, ganhou a sua única corrida de F1. No ano seguinte a Lotus voltou a vencer por intermédio de Mario Andretti. Em 1979 foi o sul-africano Jody Scheckter a conquistar a vitória a bordo de um Ferrari. O francês Didier Pironi em Ligier-Ford venceu a sua primeira prova de F1 em Zolder em 1980.
Depois de já ter realizado sete provas de F1, o Circuito de Zolder continuava a ter a zona das boxes bastante apertada, o que dificultava o trabalho dos mecânicos. Nos treinos de sexta-feira para o Grande Prémio da Bélgica de 1981, Carlos Reutemann não conseguiu evitar um mecânico da equipa Osella, acabando por o atropelar. Giovanni Amadeo acabou por morrer no hospital vítima de múltiplas fracturas no crânio. Já no domingo, na largada para a volta de aquecimento, Riccardo Patrese deixou o motor do seu Arrows-Ford apagar, um mecânico entrou em pista para tentar que o motor voltasse a funcionar, mas, de forma inacreditável, a largada foi dada. Alan Jones conseguiu desviar-se do Arrows, mas o companheiro de equipa de Patrese, Siegfried Stohr, bateu na traseira do seu carro, no sítio onde se encontrava o mecânico. A imagem foi assustadora, o mecânico Dave Luckett sofreu fracturas nas pernas, mas sobreviveu. O vencedor dessa corrida atribulada foi Carlos Reutemann em Williams-Ford. Apesar da vitória, Reutemann estava muito abatido no pódio, ainda abalado com o atropelamento do mecânico da Osella.
Em 1982 a corrida de Zolder voltou a ser trágica. O piloto canadiano Gilles Villeneuve morreu nos treinos de qualificação depois do seu Ferrari colidir com o March-Ford de Jochen Mass. O carro de Villeneuve deu várias cambalhotas e projectou o piloto canadiano a 50 metros do local do acidente, caindo junto à cerca de protecção já sem capacete. A corrida foi ganha por John Watson em McLaren-Ford.
A F1 voltou a Zolder em 1984. Michele Alboreto em Ferrari conquistou a pole-position e venceu a corrida, curiosamente ostentava o mesmo número 27 de Gilles Villeneuve. Essa foi a última prova de F1 em Zolder até aos dias de hoje.
Zolder recebeu dez vezes o Grande Prémio da Bélgica de F1. Niki Lauda com 2 vitórias é o piloto que mais vezes ganhou, a Ferrari é a equipa mais vencedora no circuito belga com 4 triunfos.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

Zolder ficou marcado para mim com a tragédia do Gilles... me recordo desse dia quando vi a notícia esportiva no início da noite daquele sábado, véspera da prova...